domingo, 12 de maio de 2013

O povo Himba e seus penteados

O penteado dos Humbas indicam idade e status social. As crianças têm duas tranças de cabelo trançado. Desde o início da puberdade tranças das meninas são movidos para o rosto sobre seus olhos, e eles podem ter mais do que duas. As mulheres casadas usam cocares com muitas correntes de cabelo trançado, colorido e com otjize. Os homens solteiros usam uma trança para trás, para um de seus pescoços, enquanto os homens casados ​​usam um turbante de muitas tranças banhadas com otjize.

Uma mulher da etnia Himba na Namíbia.

himba map.006

O Himba habitam a região Kunene (também conhecido como Kaokoland) no noroeste da Namíbia - a região que tem uma densidade populacional de apenas uma pessoa a cada dois quilômetros quadrados!

Os Himba são um grupo étnico de aproximadamente 20.000 a 50.000 pessoas que vivem no norte da Namíbia, na região de Kunene (antes Kaokoland). São povos nômades e pastoris, que são estreitamente relacionados aos Hererós, e falam a mesma língua. São os últimos povos semi-nômades da África. Migraram de Angola para a Namibia a cerca de 200 anos na busca por solos mais férteis. As mulheres não tomam banho, os meninos tem as cabeças raspadas e a meninas tem colares de madeira para representar a pureza, as mulheres fazem artesanato com arames e madeiras e os homens cuidam do rebanho. Os homens Himba podem ter mais de uma esposa.

Religião

Os Himba são um povo monoteísta que adoram o deus Mukuru. Cada família tem seu próprio fogo ancestral, que é mantido pelo responsável pelo fogo. Este se aproxima do fogo ancestral a cada sete ou oito dias, a fim de se comunicar com Mukuru e os ancestrais. Muitas vezes, quando Mukuru está ocupado num reino distante, os ancestrais atuam como representantes dele.1 No entanto, a diferença entre Mukuru e os ancestrais é que, enquanto Mukuru apenas abençoa e nunca amaldiçoa, os antepassados ​​fazem as duas coisas.

 

Garotas casadas Himba by Sascha_Grabow

Himba meninas. O penteado indica que ambos são casadas.

Himba garoto solteiro

Himba menino. O penteado indica que ele é solteiro.

O Himba usam pouca roupa, mas as mulheres são famosas por cobrirem-se com otjize, uma mistura de gordura de manteiga e ocre, possivelmente para se protegerem do sol. A mistura dá sua pele um tom avermelhado. Este simboliza a rica cor vermelha da terra e o sangue que simboliza a vida, e é consistente com a Himba ideal de beleza. As mulheres trançar o cabelo uma do outro que se estendem com cabelo de plástico que eles geralmente tem que comprar, e cobri-lo, exceto nas extremidades , na sua mistura de ocre.

 

Himba homem casado

Homem Himba casado

Roupas modernas são escassas, mas geralmente vão para os homens, quando disponível. Tradicionalmente, homens e mulheres fazer topless e usar saias ou tangas feitas de peles de animais em várias cores. As mulheres adultas usam tornozeleiras frisadas para proteger as pernas de picadas de animais peçonhentos.

Himba cocar de couro de casamento

A mãe Himba coloca uma ekori , um cocar de casamento de couro passada de mãe para filha, de 15 anos. A noiva é ritualmente seqüestrado por seu novo marido e sua família, o ekori esconde seu rosto.

 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

      Nacional Geographic

 

Nenhum comentário: