domingo, 12 de maio de 2013

Luta em bar causa morte do neto de Malcom X, na Cidade do México

CIDADE DO MÉXICO - Malcolm Shabazz, neto do ativista político Malcolm X, morreu enquanto viajava no México, as autoridades americanas confirmaram sexta-feira. Ele tinha 28 anos.

clip_image002

Malcolm Shabazz, neto de Malcolm X, é visto em foto de 2006 postado em seu blog.

  Dois funcionários dos EUA disseram que Shabazz foi morto quinta-feira na Cidade do México. Eles não forneceram detalhes adicionais e falaram anonimamente, porque não estavam autorizados a falar publicamente sobre o caso.

Terrie Williams relações pública da família confirmou a morte de Shabazz para a Associated Press e que a família iria emitir um comunicado mais tarde.

O ativista Miguel Suarez disse que estava com Shabazz quando seu amigo foi espancado durante uma disputa sobre uma conta em um bar da Cidade do México.

Suarez, que recentemente foi deportado dos Estados Unidos para o México, disse à AP que eles e várias outras pessoas haviam ido a um bar perto da praça do centro que é o lar de mariachis da Cidade do México.

Ele disse sexta-feira o proprietário exigiu que pagasse uma conta de US $ 1.200 e uma luta se seguiu. Suarez disse ter descoberto mais tarde Shabazz ferido do lado de fora do bar e levou-o para um hospital, onde morreu na quinta-feira.

Shabazz nasceu em 1984 sua mãe Qubilah Shabazz, era uma das seis filhas de Malcolm X e sua esposa Betty Shabazz. Qubilah tinha quatro anos viu o pai ser morto a tiros quando ele fazia um discurso em um salão de baile no Harlem em 1965.

Em junho de 1997, Malcolm Shabazz, com 12 anos, ateou fogo na casa de sua avó Betty Shabazz. Ela morreu de queimaduras graves, e ele cumpriu quatro anos de detenção juvenil.

Mais tarde, ele expressou arrependimento por seus atos, diz The New York Times, em 2003, que ele iria sentar na sua cama na cadeia e pedir um sinal do perdão de sua avó morta.

"Eu só queria que ela soubesse que eu estava triste e queria saber que ela aceitou o meu pedido de desculpas, que não quis causar sua morte", disse ele. "Mas eu não obtive resposta, e eu realmente queria essa resposta."

Shabazz também cumpriu pena em uma tentativa de assalto em 2002, e foi liberado em 2005. Em 2006, declarou-se culpado de dano criminal por quebrar a vitrine de uma loja de Donuts Yonkers.

Nos últimos anos, Shabazz estava escrevendo um livro de memórias e viajando nos Estados Unidos para protestar contra a violência juvenil. Em seu perfil no Face Book, ele disse que estava frequentando a faculdade John Jay College of Criminal Justice, em Nova York.

Ele orgulhosamente abraçou o legado de seu avô, descrevia a si mesmo em sua página no Twitter como "Neto, com o mesmo nome e primeiro herdeiro do maior líder revolucionário do século 20."

Nos últimos anos, Shabazz “estava escrevendo um livro de memórias e viajando nos Estados Unidos para protestar contra a violência juvenil...”.

Fonte: New York Post 10 de maio de 2013

Sua família divulgou a seguinte declaração:

"Estamos profundamente entristecidos com o falecimento do nosso amado El Hajj Malcolm El Shabazz. Para todos que o conheciam, ele ofereceu bondade, encorajamento e esperança para um amanhã melhor. Embora a sua luz brilhante e seu potencial ilimitado se foram desta vida, somos grato ele agora descansa em paz nos braços de seus avós e na segurança de Deus. Sentiremos falta dele. "

Nenhum comentário: