sábado, 4 de maio de 2013

Guerras e conflitos, causadas pela Partilha da África

Um dos argumentos usados, como demonstração de inferioridade são as guerras e conflitos africanos. Além dos interesses até hoje de companhias e países pelas riquezas naturais e agora pelo mercado consumidor, estimulando as divergências há as divisões de etnias em vários estados e nações.
“Eles não se entendem”, “Vivem brigando entre si”; são frases para definir a falta de união, na África e nos locais da Diáspora Africana. Misturar pessoas de etnias diferentes, inimigos nos seus locais de origem, com diferentes linguas e dialetos, forjar uma política de inferioridade, foram o instrumento usado pelos colonialistas e neo-colonialistas para dividir e se impor.
Uma análise da divisão entre as  potências européias, ocorrida na Partilha da África, mostra um dos fatores dessa herança.
 
“O legado violento das Fronteiras Arbitrárias da África
  Mesmo os que não ouviram o termo “Partilha da África”, a maioria das pessoas sabem que algo deu errado quando o continente foi dividido em estados-nações pelas potências coloniais europeias.
 
Africa-Ethnic-Borders 1a
Alguns economistas, no entanto, examinaram o momento da natureza destrutiva das fronteiras nacionais da África. Os autores Stelios Michalopoulos e Elias Papaioannou lançaram um novo documento que mostra como as decisões de fronteiras arbitrárias afetaram guerra e distúrbios civis na África, particularmente entre grupos étnicos divididos e seus vizinhos. Não surpreende que a duração de um conflito e sua taxa de acidentes é 25 por cento maiores em áreas onde uma etnia é dividida por uma fronteira nacional, em oposição às áreas onde etnias têm uma pátria unida. Exemplos de grupos (divididos e em conflito) são os Maasai do Quênia e da Tanzânia, e o Anyi de Gana e Costa do Marfim. A taxa de conflito também é maiores para pessoas que vivem em áreas pontos quentes próximas às divisões étnicas.
Africa-Fronteiras Étnicas 2a
Aqui está o resumo:
Examinamos as consequências de longo prazo da partilha da África entre as potências europeias no final do século 19 e descobrimos as seguintes regularidades empíricas. Primeiro, usando as informações sobre a distribuição espacial das etnias africanas antes da colonização, vamos mostrar que as fronteiras foram arbitrariamente desenhadas. Além da massa de terra e área de água da pátria histórica de uma etnia, há outras características geográficas, ecológicas, históricas e específicas étnica prever quais grupos étnicos têm sido divididos pela fronteira nacional.
Em segundo lugar, usando os dados sobre a localização dos conflitos civis após a independência, vamos mostrar que os grupos étnicos dividido sofreram significativamente mais guerras, além disso, etnias divididas sofreram guerras civis mais longas e mais devastadoras. Em terceiro lugar, identificar os efeitos consideráveis; espalha-se o conflito civil da pátria das etnias dividida para as regiões étnicas vizinhas. Esses resultados são completos um rico conjunto de controles em um nível alto e a inclusão de efeitos fixos dos países e os efeitos fixos étnico-familiares. A evidência descoberta identifica, assim, um impacto causador considerável da disputa guerreira pela África.
  Africa Fonteiras Étnicas Comparação
Usando um mapa étnico de 1959 mapa das origens etno-linguístico de George Peter Murdock , os autores estudaram conflitos africanos de 1.970 á 2.005 (o "período pós-independência") e descobriram que os “conflitos civis” estão concentrados na pátria histórica de etnias divididas". O poderes coloniais tiveram atenção apenas para o tamanho e água - tudo o que define um Estado-nação como a conhecemos foi desconsiderada. Em suma, as fronteiras arbitrárias de um continente inteiro ter causado o derramamento de sangue e sofrimento indizível que poderia ter sido evitado. Os autores concluem:
 
As diferenças detectadas na probabilidade de guerra civil entre grupos divididos e não divididos torna-se mais dramática quando vistos à luz do fato de que estes dois grupos de etnias eram socialmente, culturalmente e economicamente muito semelhante na véspera da colonização e no momento da independência africana.”
AZURE GILMAN          12/01/2011
Fonte .freakonomics
















Nenhum comentário: