sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Brasil em Moçambique

O Brasil está negociando um acordo com Moçambique para financiar a construção da barragem de Moamba Major para fornecer água potável para Maputo.

A imagem do Brasil companheiro e irmão em função da origem etnica dos brasileiros, é um choque aos africanos quando vem ao Brasil, sem representação política e com um forte racismo . A eleição de miss Bahia é o exemplo mais CLARO, a maioria das concorrentes eram de pele clara.

clip_image002[5]

Presidente do Brasil, Lula da Silva  fala com presidente de Moçambique Armando Guebuza, durante a sua última visita à África como chefe de Estado em Maputo, 9 de novembro de 2010. Foto tirada 09 de novembro de 2010.(Grant Lee Neuenburg / Cortesia Reuters)

Segundo a imprensa, o Brasil está negociando um acordo com Moçambique para financiar a construção da barragem de Moamba Major para fornecer água potável para Maputo. Espera-se que custar EUA $ 500 milhões. O Banco do Brasil financiou um estudo de impacto ambiental para o projeto. Com uma população se aproximando de dois milhões e crescendo rapidamente, Maputo precisa de um abastecimento de água seguro. Um acordo bem-sucedido entre o Brasil e Moçambique significa que a construção da barragem pode começar em 2014.

A barragem de Moamba Major destaca expansão e engajamento do Brasil na África. Chatham House, em novembro de 2012, publicou um documento de informação sobre o crescente papel do Brasil na África. Ele destaca interesse económico africano do Brasil. A África é potencialmente um importante mercado de exportação para os produtos manufaturados brasileiros.

Mas, o Chatham House destaca que o Brasil vê engajamento africano como mais do que um fato de economia. É a chave para o reconhecimento do Brasil como uma grande potência, e estreitas relações sul Brasil-África, com foco na África poderia ajudar a construir apoio internacional para um assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o Brasil. O Brasil busca uma parceria para o desenvolvimento de uma importante dimensão política e não apenas uma relação econômica.

O Brasil é um dos países da BRIC, junto com Rússia, Índia, China e África do Sul. O crescente papel do Brasil na África é ofuscada na mídia internacional pela China e da Índia papel maior.(Assim, também, é o papel da África do Sul). Mas, a aproximação do Brasil com a África parece ser a base mais ampla, com aspectos políticos e de desenvolvimento importantes, bem como econômico. E há importantes laços culturais entre o Brasil e os PALOP estados como Angola e Moçambique. O Brasil também tem a maior população da diáspora de origem africana. Até o momento, os brasileiros parecem ter evitado os erros culturais dos outros e dos chineses. A relação do Brasil com a África pode revelar-se mais profunda e mais duradoura do que a de seus rivais de alto perfil entre os BRICS.

· por John Campbell
01 de maio de 2013 - fonte Africa in Transition

Nenhum comentário: