sexta-feira, 15 de março de 2013

Tortura de africanos em clandestinos em navio em Ilhéus

 
AFRICANOS CLANDESTINOS SÃO TORTURADOS EM NAVIO DE CACAU ANCORADO EM ILHÉUS

O que ocorre com africanos clandestino nesse navio em Ilhéus, é chocante um ato lembrando os dias da escravidão. Talvez pior, os tripulantes dos navios negreiros procuravam tratar bem os africanos escravizados eram sua mercadoria e seu lucro.

Nesse momento em que o Brasil abre as portas para imigrantes é bom ver a maneira em que os imigrantes africanos e latinos são tratados. A palavra negro vem da ideia de de escravo, tantos os africanos escravizados, como os nativos da América que eram chamados de “negros da terra”. A escravidão com suas perversidades atingiu tanto os nativos como os africanos. A mancha branca da escravidão sobrevive até hoje no racismo e preconceito.

 

Confira o vídeo gravado na em 23 de março de 2012, no Porto de Ilhéus.

 

Um funcionário do Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, filmou parte da tripulação de um navio cargueiro praticando o que aparenta ser tortura contra um dos três cidadãos de Gana que viajaram clandestinamente até o Brasil. O navio partiu da Costa do Marfim com carga de cacau. A tortura ocorre enquanto os ganeses aguardam procedimentos para serem deportados. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. A carta de cacau é destinada aos parques de moagem da Cargill, ADM e Barry Calebaut, em Ilhéus, e Delfi Cacau, em Itabuna, segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores das indústrias moageiras, o Sindicacau, Luiz Fernandes. De acordo com o Pimenta na Muqueca, Fernandes solicitou apuração rigorosa das denúncias de tortura e maus-tratos. O navio está atracada desde o dia 20 em Ilhéus, mas somente na sexta, 23, a polícia foi comunicada da presença de clandestinos africanos no navio.

 

26 de março de 2012

Nenhum comentário: