segunda-feira, 4 de março de 2013

Enfermeiras negras no Exército EUA

Enfermeiras negras no Exército do EUA na Segunda Guerra Mundial

 

Afro Americanas Rumo Australia

A luta pela participação do negro na Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos (1941/1944), na época o EUA um país onde existia a “segregação racial” impedindo o uso dos direitos para membro com base na origem étnica de grupos. Importante foi a participação como garantia de direitos civis dos cidadãos.

O “Black Army Nurses” aceitou apenas um pequeno número de enfermeiras negras durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a guerra terminou em setembro de 1945 apenas 479 enfermeiras negras estavam servindo em um corpo de 50 mil por causa de um sistema de cotas impostas pelo Exército “segregado” durante o rápido tempo de dois anos da guerra forçando o número de alistamento de negros. Em 1943, por exemplo, o Exército limitou o número de enfermeiras negras no Corpo de enfermeiras para 160. Autoridades do Exército argumentou que as atribuições disponíveis para enfermeiras negras foram limitados porque eles só foram autorizados a cuidar de soldados negros em enfermarias ou hospitais exclusivos. Mas a reação pública desfavorável e a pressão política forçou o Exército a abandonar o seu sistema de cotas em 1944. Posteriormente, cerca de 2.000 estudantes negros matriculados no programa do Corpo de Enfermeiras Cadetes (Cadet Nurse Corps), e escolas de enfermagem para os negros beneficiaram aumento do financiamento federal.

 

african-americans-wwii-187

A primeira unidade médica negra implantada no exterior foi a 25 Estação Unidade Hospitalar, que continha 30 enfermeiros. A unidade foi para a Libéria em 1943 para cuidar de tropas dos EUA que protegem aeroportos estratégicos e plantações de borracha. A malária foi o problema de saúde mais grave que as tropas encontraram. Embora os pacientes de malária exijam uma quantidade intensiva de cuidado, muito desse trabalho foi de rotina e pode ser prestado por paramédicos treinados.

Fontes:

African American Women in the Military and at War:

Black Army Nurses

Nenhum comentário: