quinta-feira, 14 de março de 2013

Historiador quer elaborar mapas sobre tráfico negreiro no interior

Historiador quer elaborar mapas sobre tráfico negreiro no interior

 

Investigador angolano (à direita) na conferência sobre Simão Kimbangu em Kinshasa

Fotografia: Jornal de Angola

O vice-presidente do projecto internacional “A Rota dos Escravos”, Simão Souindoula, disse ontem em Luanda que o estudo e a elaboração de mapas das diferentes rotas das caravanas do tráfico de escravos do interior para o litoral de Angola é uma das tarefas que vai merecer maior atenção no próximo ano.
O historiador, membro do Comité Científico da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), considerou importante a elaboração dos mapas, cujos trabalhos deviam começar este ano, por permitir mostrar que o tráfico negreiro atingiu não só as populações do litoral, mas todos os territórios que formam a República de Angola.
Os registos sobre o comércio esclavagista realçam as populações “Congo e Angola” para designar os africanos que saíam de Angola, dando primazia aos do litoral, mas “houve escravos nganguela, cuanhama, kuvale, cassanje e de outros grupos etnolinguísticos de Angola, que raramente são mencionados nos documentos do Novo Mundo”, aflorou Simão Souindoula, dizendo que se trata de um assunto importante para o país: “é algo nacional e não só dos povos do litoral.”
As proveniências desses povos, no outro lado do Atlântico, desapareceram e prevalecem os nomes do litoral, como Moçâmedes, Benguela Velha (Kwanza-Sul), Benguela, Luanda, Malembo e Mpinda (Cabinda), referentes às zonas em que eram recolhidos pelas embarcações e “por isso é um assunto que deve merecer a atenção de toda a Nação angolana”.
O historiador considerou um sinal importante, e contra o racismo, a declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, ao consagrar 2011 como Ano Internacional das populações afro-descendentes.
Em declarações ao Jornal de Angola, o historiador, que fazia um balanço das actividades desenvolvidas este ano, disse que a decisão das Nações Unidas teve impacto a nível da diplomacia internacional e visa valorizar e enaltecer as comunidades afro-descendentes.

Balanço positivo
O historiador considerou positivo o balanço das actividades desenvolvidas, com o apoio do Triângulo Turístico e Histórico-Cultural  Kanawa Mussulo, tendo destacado participações em eventos internacionais e nacionais, além da sua dedicação à investigação e documentação científica.
Dissertou sobre temas inéditos, ligados à instalação e evolução no continente americano e no conjunto insular caribenho dos cativos, originários do Reino do Kongo e da colónia de Angola.
Na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e na Universidade 11 de Novembro, em Cabinda, numa iniciativa da Fundação Eduardo dos Santos, expôs uma síntese que revelou o povoamento angolano nas Antilhas Holandesas, consequência da dominação da região, em meados do século XVII, pelos holandeses, o controlo dos cabos “Luyt Hoek” e “Boomtjes Hoek” e a organização das cidades de “Rudolphstadt” e “Grantville”. Na vertente internacional, participou na última reunião do Comité Científico da UNESCO que teve lugar em Bogotá e Cartagena das Índias, na Colômbia, em que uma das decisões saídas foi o fortalecimento da cooperação entre o Projecto da “Rota” e o Triângulo Kanawa Mussulo, em Luanda.
Souindoula referiu também a criação do projecto de montagem de uma galeria sobre “As Rotas angolanas da Escravatura”, apresentado na IV Conferência sobre o Museu Integrativo, que se realizou na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, em Junho e Julho.
O historiador participou em Kinshasa e em Nkamba, na Conferência Internacional sobre Simão Kimbangu, subordinada ao tema “O homem, a sua obra e a sua contribuição ao processo de libertação do homem negro” e cooperou, igualmente, no colóquio internacional sobre África, que teve lugar no Canadá, na Universidade de Iorque, sob o lema “África Aqui, África Ali”, em que apresentou o texto “Rei do Congo/Rei de Maracatu ou a forte dinâmica de imanência política africana no espaço atlântico”.
Colaborou no colóquio internacional sobre “As culturas afro-americanas e a música”, em Montevideu, com a comunicação intitulada “Kantika vissungos ou a influência estruturante dos ‘works songs’ na música afro-americana e afro–caribenha”, e não menos importante foi a proposta “As rotas angolanas da escravatura e o turismo de memória dos afro-descendentes”, apresentada na Cimeira Mundial dos Afro-descendentes, nas Honduras, em que sugeriu a classificação da Ilha do Mussulo como património da humanidade.

Francisco Pedro | - 25 de Dezembro, 2011

http://jornaldeangola.sapo.ao/17/65/historiador_quer_elaborar_mapas_sobre_trafico_negreiro_no_interior

Nenhum comentário: