quinta-feira, 21 de março de 2013

Prática de cidadania: Secretário Grella não compareceu



Aula prática de cidadania: Secretário Grella não compareceu na audiência pública marcada para as 18h dia 19 de março,  na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Mesa vazia causada pela ausência do secretário ocupada por fotos das vítimas da violência em São Paulo. Representantes de diversos órgãos e movimentos populares, aguardaram o ausente secretário.
Audiencia Publica Secretario 034

Assessor Eduardo Dias não pôde substituí-lo. Há tempos de desculpas, há tempos de ação.

Idoso e me restabelecendo de uma doença me pego relembrando velhos fatos. Desses que não estão escritos nem relatados. Fico com saudades de velhos tempos, onde construímos o momento atual. Hoje um momento sem diálogos do governo estadual de São Paulo com os movimentos, mas democrático.

A fundo mesa vazia com a ausência do seretário, a voz da periferia na voz do Rapper Pirata falando para os representantes presentes.

Autoridades aguardando a presença do secretário ausente

Um jovem companheiro a quem respeito muito, escrevia para mim que “VIVEMOS TEMPOS AINDA MAIS DIFÍCEIS”, democraticamente discordo. Só quem viveu na Ditadura Militar e lutou contra ela, sabe como eram difíceis aqueles tempos. Muito mais que hoje. Temos uma liberdade de ocupar o saguão da Secretaria de Segurança Pública, e sair pacificamente sem haver conflitos isto se chama construção democrática que vem de longas conquistas.

Tenho profunda admiração e concordância pelos manifestantes do Comitê Contra o Genocídio da População Preta, Pobre e Periférica, tanto que estava com eles no momento da ocupação. A ocupação e a tentativa de diálogo foram justas e corretas. O ausente foi o Fernando Grella Vieira, em audiência pública marcada para as 18h na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no largo São Francisco.
Audiencia Publica Secretario 151
Saguão da Secretaria de Segurança Pública, manifestantes pedindo a presença do secretário, não foram atendidos nem por assessores…
Na Ditadura Militar, “sumiam” deputados, diretores de jornalismos, militantes e pessoas comuns. A corrupção estava instalada, os chamados “esquadrões da morte”, matadores circulavam soltos, até hoje quando passo na Avenida Sabará na Zona Sul, olho bem se não vai surgir o lendário “Maverick preto” do matador “Cabo Bruno”.
Minha formação política foi numa frente o Movimento Democrático Brasileiro – MDB, sempre fui de posições de esquerda. Independente, fruto das posições políticas de meu pai, negro, militar, revolucionário (participou em mais de quatro revoluções nas décadas de 20 e trinta) um homem com posições revolucionárias e populares, mas independente de partido organizado.
Toda essa história para falar da ausência do secretário do Governador Geraldo Alckmin, ausente na aula prática de cidadania na audiência pública marcada para as 18h na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
Audiencia Publica Secretario 012
Auditório Nobre da Faculdade São Francisco. Representantes dos movimentos sociais presentes
A redemocratização do país foi construída em São Paulo, nos movimentos de rua nos grandes comícios pelas Diretas na Praça da Sé e no Vale do Anhangabaú. A antiga frente do MDB (o Manda Brasa) teve continuidade no histórico PMDB na época do bipartidarismo.
A eleição em 1982 do Governador Montoro com suas Proposta de Participação Comunitária dos Movimentos Populares foi o inicio da derrubada da Ditadura Militar. A eleição de Tancredo em 1985 o final.
Um velho amigo comunista há pouco dizia que fôramos e éramos românticos. Defendíamos ideias que não se aplicam mais. E quem se lembra de velhos ideais?

Assessor insistindo em participar no lugar do secretário ausente. Democracia exige presença de quem decide.
Lembro-me de um jovem promissor e idealista, professor de um cursinho comunitário, defensor de pobres e oprimidos, eleito aos dezenoves anos como vereador pelo “MDB” em Pindamonhangaba, sei disso estudei no Vale da Paraíba- São Paulo.Nome Geraldo Alckmin, hoje Governador do Estado de São Paulo, herdeiro dos ideais de Montoro e Mário Covas. Seu secretário de Segurança Pública Fernando Grella não comparece numa audiência marcada há quatro meses, e envia seu assessor para representá-lo. Onde estão as lições de participação democrática?
Tempos difíceis onde o governo corta o diálogo com os movimentos sociais e apresenta desculpas esfarrapadas.
Talvez as pessoas mudem seus ideais e poucos quando idosos continuem românticos como foram na juventude. Ou eu talvez eu esteja vivendo numa realidade paralela como propõe as teorias dos universos quânticos. As pessoas e as ideias não são as mesmas.
Audiencia Publica Secretario 083
Mãe parente de vítima da violência. Fico com a alegria e a promessa das crianças de dias melhores.

Nenhum comentário: