quarta-feira, 20 de março de 2013

Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella ausente!

Audiencia Publica Secretario 003 

A mesa vazia com a ausência do secretário na audiência na Faculdade de Direito do Largo São Francisco na Capital paulistana

Audiencia Publica Secretario 007

Retratos das vítimas no cartaz das “Mães de Maio e familiares de vítimas da violência”

Audiencia Publica Secretario 012 Audiencia Publica Secretario 013

Auditório com representantes de movimentos sociais e familiares das vítimas.

Audiência prevista para discutir violência contra jovens negros, pardos e periféricos, não ocorreu em função da ausência do Secretário de Segurança Pública, a audiência que ocorreria na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) nessa noite de terça-feira (19/3) no auditório da Faculdade no Largo São Francisco em São Paulo.

 Audiencia Publica Secretario 017   Audiencia Publica Secretario 059

 

Presentes várias autoridades de diversos órgãos e entidades aguardando o Secretário Fernando Grella, porém decepcionando os presentes quem compareceu foi o assessor do secretário Eduardo Dias no lugar do secretário.

Audiencia Publica Secretario 077

Eduardo Dias assessor ouve cobranças pela ausência do secretário Grella pelo Rapper Pirata

Os movimentos sociais formados pelo “Comitê Contra o Genocídio contra a População Preta, Pobre e Periférica” entenderam como um insulto a ausência do secretário já que diversas entendimentos se faziam desde a posse do Secretário de Segurança. A falta de dialogo com a ausência prometida do secretário Fernando Grella fez os movimentos sociais impedirem o assessor Eduardo Dias de falar. Aos gritos de “Cadê o secretário?” os manifestantes saíram em passeata.

Audiencia Publica Secretario 121 Audiencia Publica Secretario 111

Os manifestantes tomaram a rua e seguiram para a Secretaria de Segurança Pública, que é no Largo São Francisco próximo da Faculdade, o grupo ocupou o saguão da Secretária procurando ser atendido pelo secretário, que não os atendeu. Durante vários minutos os manifestantes leram documentos e falaram palavras de ordem pedindo justiça para os seus familiares mortos.

 Audiencia Publica Secretario 147

Douglas Belchior ergue uma foto das vitímas.Audiencia Publica Secretario 151

Milton Barbosa do Movimento Negro Unificado - MNU

Audiencia Publica Secretario 163

Secretaria após a retirada dos manifestantes

O prédio foi logo cercado pelas viaturas da Polícia Militar, várias viaturas estacionaram em frente ao edifício aguardando. Os manifestantes deixaram o local tranquilamente.

Depois o assessor Fernando Dias justificou a ausência do secretario Grella, alegando que ele participava de uma reunião com o comando da Polícia Militar, com os delegados de polícia desde o início da tarde. O assessor disse que “é difícil a comunicação com os movimentos” para avisar que o secretário não compareceria e tentar marcar outra audiência. A audiência marcada para ontem (19) havia sido marcada com bastante antecedência e a ausência do secretário e as desculpas quebram uma linha de entendimento.

Audiencia Publica Secretario 051

Os movimentos sociais se irritaram com a posição do secretário e com sua falta de compromisso ao já acertado, Chico Bezerra integrante do “Grupo Tortura Nunca Mais” resumiu numa frase o sentimento “Isso é uma demonstração de falta de respeito com os movimentos sociais.”.

Audiencia Publica Secretario 152

Funcionários fotografando os manifestantes

No documento das entidades cobrando a diminuição da violência policial e a investigação das denúncias do envolvimento de policiais em grupos de extermínio.

A morte de cinco jovens em Guarulhos no último dia 26 é apontada no texto, pedindo uma explicação 'Sem motivo aparente, cinco jovens foram executados e um alvejado, em uma ação típica de grupos de extermínio',

Audiencia Publica Secretario 026

'É fato que grupos de extermínio têm assombrado as periferias há algum tempo, e o governo do estado de São Paulo nada tem feito para apurar tal situação', aponta o documento. A falta de diálogo do Secretário não comparecendo abre uma falta de comunicação com os movimentos populares.

Nenhum comentário: