segunda-feira, 15 de julho de 2013

UNEGRO 25 ANOS DE LUTA

 

Participei no dia 14 de julho de 2013, da comemoração dos 25 anos da UNEGRO na UESP, com muita alegria muita emoção. Com a presença do ex-vereador e ex-deputado Nivaldo Santana, lembrávamos-nos de 1978, quando no gabinete do então Vereador Benedito Cintra, então no PMDB (o PC do B estava ainda na ilegalidade) um outro importante ponto de apoio foi o então vereador de São José dos Campos João Bosco da Silva, formávamos um quilombo com companheiros de todos os partidos contra a Ditadura. A FRENAPO sigla de Frente Negra de Oposição surgia como uma manifestação contra a Ditadura Militar. Na época vereadores em São Paulo e deputados negros eleitos, mudaram de partido para apoiar Paulo Maluf candidato à Governador de São Paulo. Elegemos Franco Montoro em 1 982, e foi uma pá de cal na Ditadura.

Velhas histórias “das antigas” e na continuidade e concretização dos 25 da UNEGRO vejo a continuidade dos sonhos de jovens negros que fomos. Minha homenagem à UNEGRO e à suas realizações.

 

O discurso do presidente Nacional da UNEGRO Edson França:

“Hoje, 14 de julho, a UNEGRO completou 25 anos ininterruptos de luta política contra o racismo. Temos muito a comemorar porque somos artífices das vitórias do movimento negro brasileiro e porque obra que não presta tem grande possibilidade de não sobreviver 25 anos, ou seja, a matéria prima que gerou a UNEGRO é de boa qualidade.
Nossa matéria prima são compreensões de como se estrutura a dominação:
Convicção que o racismo é um fenômeno que deve ser superado, pois não beneficia a humanidade, ao contrário, aprisiona, gera conflitos, divide e vitimiza.
Consciência que a luta de classe e a luta contra a dominação de gênero compõe o triple da luta emancipatória da população negra e do povo brasileiro.
Determinação em não se adaptar ao racismo, ir à luta para sua superação.
Assim a UNEGRO tem enfrentado nesse quarto de século as vicissitudes da luta contra o racismo. Apesar do paradoxo da nossa existência seja a luta para nossa inexistência, hoje reiteramos nosso compromisso com a UNEGRO e fizemos votos de sucesso e longa vida para Entidade, nela depositamos nossas ideologias, trabalhos e sonhos.
Parabéns a UNEGRO!
Parabéns aos unegrinos e unegrinas!
Parabéns ao movimento negro brasileiro!”

Nenhum comentário: