terça-feira, 16 de julho de 2013

A visita de Mandela ao Brasil.

Em 1º. de agosto de 1991 Nelson e Winnie Mandela, visitaram o Brasil por 6 dias muito há de se falar sobre essa visita e seu impacto na sociedade brasileira e nos “movimentos negros” . Mandela ainda não havia sido eleito presidente vinha representando seu partido ANC, vinha pedir o apoio (inclusive financeiro) ao Brasil para manter as sanções na luta contra o fim do apartheid.
Charge_cruz_cartoon_x692
Pesquisando encontrei um material muito interessante no exterior, principalmente de um autor Colin Darch nascido inglês, trabalhou como pesquisador e bibliotecário no Brasil durante os anos de 1991 e 1992. A partir de 1992 se estabeleceu em na cidade do Cabo e hoje é cidadão sul-africano.
Importante esse olhar do estrangeiro sobre nós, e nossa sociedade transcrevo o artigo de Colin Darch:
Visita de Nelson Mandela ao Brasil,
agosto 1991
“Quando vejo seus rostos tenho a sensação de estar em casa, porque a mistura da População é como a nossa. E nós damos boas Vindas a esse fato, porque uma miscigenação enriquece o País”. Nelson Mandela, falando em uma festa no Rio de Janeiro em 02 de agosto de 1991 .
“Em agosto de 1991, Nelson e Winnie Mandela fizeram uma visita de seis dias ao Brasil, Mandela, em seu papel como presidente do Congresso Nacional Africano (ANC). A viagem, realizada perto do início do processo de negociação que levou para as primeiras eleições democráticas da África do Sul em Abril de 1994, marcou uma curva de aprendizagem acentuada para ambos os lados. O ANC não tinha os quadros e capacidade para se preparar adequadamente para a visita, tinham pouca ou nenhuma compreensão das sutilezas da política raciais no Brasil, e parecem ter seriamente subestimado as expectativas de que a chegada dos Mandelas despertou entre os negros brasileiros. Os principais interesses do lado do ANC parece ter sido a exercer pressão sobre o governo brasileiro do presidente Fernando Collor de Mello para manter as sanções - mais especificamente sobre a venda de armas - contra o ainda-governo de minoria branca da África do Sul, e em busca de apoio (incluindo o financiamento) na luta pelo fim do apartheid e ganham poder na África do Sul. A programação inicialmente prevista para a visita estava punindo, mas, além disso, os grupos marginalizados preto e figuras políticas, no final, por dois motivos, vários eventos foram retiradas e algumas alterações foram feitas. Até a conclusão da visita, de forma significativa, Mandela mudou sua linha diplomática anterior e declarou publicamente que ele sentiu um pouco de amargura entre os negros brasileiros, e sim, a discriminação racial, de fato, existe no Brasil [ Folha de São Paulo , 07 de agosto de 1991].
A fim de compreender o impacto da visita na política domésticas brasileiras nos anos 90, um pouco de fundo é necessário. A ideologia da "democracia racial", que postulava que o Brasil havia superado o racismo encontrado em outras partes do mundo, apesar de desacreditado por escritores como Carlos Hasenbalg, Thomas Skidmore e Nelson do Valle Silva, ainda persistia, em certa medida entre os políticos (brasileiros) brancos neste momento.
Censo 1991
Cartaz do censo de 1991
Em meados de 1991, o governo brasileiro estava se preparando para um censo da população, que já havia sido adiado. Uma aliança de movimentos de consciência negra estava em campanha em torno de questões relacionadas com as categorias raciais utilizadas na classificação. Estes foram importantes porque, se seriam usadas várias categorias ou auto declaração, das pessoas brasileiras não brancas, provavelmente tornar-se uma série de minorias (ou definições de cor), no entanto, se a categorização fosse binária (preto / branco), então muitos negros de pele mais clara iria relatar como branco . Além disso, os debates em torno de questões raciais foram em grande parte suprimidas.”
Colin Darch:











Nenhum comentário: