terça-feira, 16 de julho de 2013

Stevie Wonder prega boicote à Flórida contra o veredito de absolvição

Stevie Wonder prega boicote à Flórida contra o veredito de absolvição do segurança que matou o jovem negro.

The 2013 BET Awards held at Nokia Theatre - Inside<br /><br />Featuring: Stevie Wonder<br />Where: Los Angeles, California, United States<br />When: 30 Jun 2013<br />Credit: FayesVision/WENN.com

Durante uma apresentação na cidade de Quebec, no Canadá, no domingo, o cantor vencedor do Grammy falou sobre a recente absolvição de George Zimmerman e anunciou que iria boicotar o estado.

Stevie Wonder reagiu ao julgamento de George Zimmerman, considerado inocente do assassinato de Trayvon Martin, de 17 anos, afirmando que não se apresentará no estado da Flórida enquanto a lei "Stand your ground" não for revogada. Essa lei permite o uso de força em auto-defesa, sem a obrigação de se tentar uma retirada antes.
"Eu decidi hoje que enquanto a lei 'Stand your ground" não for abolida na Flórida, eu não vou mais me apresentar lá", disse o cantor, durante um show na Cidade de Quebec, no último domingo. "Na verdade, não vou me apresentar me nenhum lugar do mundo que tenha uma lei semelhante."

Martin foi baleado numa noite de 2012 quando ia para a casa da namorada do pai. Ele estava desarmado e foi morto por Zimmerman, um voluntário no policiamento comunitário, que portava uma pistola e alegou ter suspeitado do rapaz, que usava um casaco com capuz. O adolescente o confrontou ao perceber que estava sendo seguido, e na briga que se seguiu, foi morto. Zimmerman - filho de um americano e uma peruana - foi preso 44 dias após o assassinato e alegou legítima defesa. A corte não permitiu que o tema fosse tratado como caso de racismo, o que estimulou a ira de ativistas negros.
Após o anúncio da absolvição de Zimmerman, milhares de manifestantes de todo o país protestaram contra a decisão do júri que considerou legítima defesa a ação do ex-vigia, que abriu fogo contra o adolescente negro desarmado.

No início de sua sobre o anúncio de três minutos, capturado por um fã no concerto no YouTube, Wonder pediu a seus fãs para se juntar a ele no boicote.

 

No show em Quebec, Stevie Wonder pediu que o público se junte a ele no boicote.
"A verdade é que, para aqueles que perderam a batalha pela justiça, em qualquer lugar do mundo, nós não podemos trazê-los de volta. Mas podemos fazer nossas vozes serem ouvidas. E podemos votar em nossos países mundo afora por mudança e igualdade para todos. Isso é o que podemos fazer."
Wonder não está sozinho em seu protesto. Outros artistas americanos como Nick Minaj, Beyonce, FloRida e Wyclef Jean prestaram homenagem a Martin e criticaram o veredito.

Wonder não é a primeira celebridade a falar da absolvição do pós-veredicto, outros têm artistas tem se preocupado com a absolvição nas redes sociais,mas parece ser o primeiro artista a participar ativamente.

Randee Dawn

Fonte:  NBC News

Nenhum comentário: