quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mandela nota a amargura do negro – Brasil 1991

Recortes de Jornais são pequenas cápsulas do tempo. Bom de avaliar o impacto no momento, e sentir o desenrolar dos acontecimentos até os dias de hoje.

A vinda de Mandela foi um impacto no Brasil. Mandela e o CNA vinham buscar apoio á sua candidatura e a garantia de que se fosse eleito assumiria com apoio internacional. O Congresso Nacional Africano e Mandela pouco sabiam da situação no Brasil. Internacionalmente o Brasil vivia sua democracia racial.

Mandela se chocou com a falta de negros em cargos políticos, e empresariais. Era a democracia racial brasileira. Mandela mudou seu discurso...

 

Z

Jornal do Brasil 6 de agosto de 1991

Transcrição de parte do recorte:

“Mandela notou forte sentimento de amargura entre os negros brasileiros.

“Embora reconhecendo que as leis brasileiras contra a discriminação racial são satisfatórias. O presidente do Congresso Nacional Africano Nelson Mandela, disse ontem ter notado forte sentimento de amargura entre os negros que encontrou no Brasil. O comentário de Mandela foi feito com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Sidney Sanches, que não escondeu do líder negro a prática do racismo na sociedade.”

Nenhum comentário: