quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mandela completa 95 anos e 41 dias no hospital

Jornaleiro no Soweto Mandela

Alexander Joe / AFP - Getty Images

Um vendedor de jornal mostra a primeira página do Daily Sun local no Soweto, desejando que ao ex-Presidente Sul-Africano Nelson Mandela um feliz 95 º aniversário, comemorado nesse 18 de julho de 2013.

Nelson Mandela faz 95 anos, e completa 15 anos de casamento com sua esposa Graça Machel nessa quinta-feira, mas como comentou a correspondente da CBS News Debora Patta, em comparação com outro aniversário, este ano é um talvez um pouco mais triste.

Hoje também são 41 dias de permanência do ícone Sul-Africano doente em um hospital de Pretória. Um dia em que os sul-africanos estavam ávidos por boas notícias. Relatórios sobre o atual estado de saúde de Mandela variam, mas o governo Sul-Africano disse que os médicos confirmaram suas melhoras.

A filha Zindzi Mandela disse em uma entrevista à televisão no dia do aniversário de seu pai que ele estava fazendo "progresso notável", e que a família estava ansiosa por "tê-lo de volta para casa em breve.”.

Patta ressalta, no entanto, que todas as contas de vir contra o pano de fundo de um fato inalterado: Mandela ainda está em estado grave - embora estável - em sua cama de hospital.

130718-mandeladayb-01.photoblog600

Christopher Furlong / Getty Images

Escolas de todo o país homenagearam, o líder anti-apartheid em reuniões pela manhã, e numerosos grupos de pessoas pediram a voluntários 67 minutos para a caridade para corresponder ao que eles dizem que são os 67 anos que Mandela serviu sua comunidade.

A ONU declarou o dia 18 de julho de 2013 (quinta-feira) o Dia Internacional Nelson Mandela como uma forma de reconhecer a contribuição da Paz vencedor do Prêmio Nobel. Mandela, também conhecido por seu nome de clã Madiba, foi preso por 27 anos sob o domínio da minoria branca e liderou uma difícil transição do apartheid para a democracia, tornando-se presidente nas eleições de mais concorrida de todas em 1994.

"Madiba permanece no hospital, em Pretória, mas os médicos confirmaram que a saúde dele está melhorando", disse um comunicado divulgado pelo gabinete do presidente Jacob Zuma.

"Estamos orgulhosos de termos este ícone internacional sul-africano e desejar-lhe boa saúde", disse Zuma em comunicado. Ele agradeceu aos sul-africanos para apoiar Mandela durante sua hospitalização com "amor eterno e compaixão", e respondendo a um chamado para dar a essa figura amada "a maior festa de aniversário”.

Mandela foi levado para um hospital em 8 de junho para o tratamento de uma infecção pulmonar recorrente. Em anúncios anteriores, o governo disse que ele estava em estado crítico, mas estável. Documentos judiciais apresentados pela família de Mandela no início deste mês tinha dito Mandela estava no suporte de vida e perto da morte, como fontes de notícias CBS disseram privadamente por semanas.

Fontes: AFP / Media & Life

Nenhum comentário: