terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São Paulo tribos e nações

São Paulo é uma confederação! Falam de uma cidade com inúmeras tribos (interesses), mas quando você vê os números antigos (o Censo está sendo efetuando) você se impressiona. Fica estarrecido!


clip_image001

A cidade tinha pelo IBGE quase 11 milhões de pessoas (10,8 m) Se for considerada a região metropolitana, ou seja, os 38 municípios que circundam a capital, a população chega a aproximadamente 19 milhões de habitantes. Na época Portugal tinha aproximadamente 10 milhões de pessoas.


clip_image003


Além das regiões próximas serem regiões metropolitanas do estado,“como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios” ... Wikipédia.


clip_image005
Há municípios tão ligados que não se percebe onde começam ou acabam.
Com a possibilidade do trem-bala unindo Rio, São Paulo e Campinas, teremos a Conurbação da região Sudeste. Ficção cientifíca realizada.
clip_image007

Como sobreviver nesse mundo de gente?

A cidade se organiza por tribos ou nações. Você chega (a grande maioria dos habitantes são migrantes, filhos ou netos), aos poucos vai descobrindo seus iguais. Interesses, gostos, jeito, sei lá... Você acaba se encaixando numa, ou em várias tribos ou nações.
Porque falo tanto em nação? O exemplo mais visível do momento a Nação Corintiana! O Corintihians fez 100 anos, seja você ou não torcedor de time de futebol, haverá sempre uma história na sua vida envolvendo a Nação Corintiana. Calculam em 30 milhões espalhados pelo Brasil. No vale do Anhangabaú para a comemoração havia corintianos vindos do Piauí.
Outras nações os nordestinos, dizem de São Paulo, ser a maior cidade nordestina do país. E o mineiros? Portugueses,palestinos, coreanos, nigerianos e até austríacos. Jovens, atores de teatro, músicos, amantes do StarTracker fazem convenção. Idosos constroem uma nova identidade...
A cidade é repartida em regiões dos pontos cardeais. Democráticamente misturados, miscigenados, tocando sua vida.Centro, Região Leste, Oeste, Norte, Sul, cada um com sua mística. Que você descobre uma mistura geral, uma geléia real, sem fronteiras ou divisas.
Claro que você tende a se especializar. Frequentar os caminhos que levam ao seus cantos e recantos. Sem guetos, ou barreiras. As existentes vão se corroendo, e pela força da gravidade da realidade. Vi uma mega-loja surgir como um império de consumo. E pouco a pouco a sociedade renegar, criticar e democráticamente rir. Da Daslu, surgiu a Daspu!
Moro na região Sul, em Santo Amaro. Onde a transformação, hoje ocorre com uma rapidez quase massacrante. De casas de pequena classe média, de regiões de fábricas, surgem mega edifícios. Na região (bairro) da Vila Olímpia bairro nobre próxima a Avenida Berrini, 20 e poucos prédios estão em construção, mais de 50 lançamentos de grandes prédios.
Próximo ao terminal de ônibus de Santo Amaro. 3 megas torres vão se erguendo, onde haverá escritórios e apartamentos residenciais, e segundo a propaganda irã circular 350 mil pessoas por dia.
Na rua veja uma jovem mulher guarani, com três crianças vendendo arcos e maracas.
São Paulo tem nações, tribos e aldeias resistindo.

Publicado no Recanto das Letras 04/09/10

Nenhum comentário: