quarta-feira, 26 de junho de 2013

Revoltas contra os britânicos África do Sul

A Revolta Bambatha 1906 África do Sul, última resistência armada contra o colonialismo.
A Revolta Bambatha revolta Zulu contra o domínio britânico e a tributação em Natal , África do Sul , em 1906. A revolta foi liderada por Bambatha kaMancinza (1860-1906), líder do clã AmaZondi do povo Zulu, que viviam no Vale do Mpanza, um distrito perto Greytown, KwaZulu-Natal .
Guerreiros Zulus
Revolta após a Guerra Anglo-Zulu – Guerreiros Zulus
Nos anos seguintes, à Guerra Anglo-Bôer empregadores brancos em Natal tiveram de recrutar trabalhadores agrícolas negros devido ao aumento da concorrência das minas de ouro de Witwatersrand. As autoridades coloniais introduziram mais £ 1 imposto , além do imposto existente para incentivar os homens negros para entrarem no mercado de trabalho. O rei Bambatha, governava cerca de 5.500 pessoas em 1.100 famílias, foi um dos chefes que resistiram à introdução e cobrança do novo imposto.
O rei Bambata, que chefiou uma rebelião em 1906 - um dos heróis que povoaram a infância de Mandela.
O rei Bambata, que chefiou a rebelião em 1906 - um dos heróis que povoaram a infância de Mandela.
O governo do Natal enviou policiais para cobrar o imposto dos distritos revoltados, e em fevereiro de 1906 dois oficiais brancos foram mortos perto de Richmond, KwaZulu-Natal . Instalaram a lei marcial, Bambatha fugiu para o norte para consultar o Rei Dinizulu , que deu apoio tácito ao Bambatha e convidou-o e à sua família para se refugiarem na fazenda real.
Bambatha Guerreiros
Bambatha retornou ao Vale do Mpanza para descobrir que o governo inglês de Natal o tinha deposto como chefe. Reuniu uma pequena força dos adeptos e começou a lançar uma série de guerrilha ataques, usando a floresta Nkandla como base. Após uma série de sucessos iniciais, as tropas coloniais sob o comando do coronel Duncan McKenzie partiu em uma expedição no final de abril de 1906.
Tropas britânicas
Tropas britânicas armadas com fuzis e metralhadoras.
Uma vez que conseguiu ficar frente a frente, cercaram os rebeldes no Gorge Mome, a vitória britânica na batalha desigual era inevitável, dada a grande disparidade de forças. À medida que o sol se levantou, os soldados coloniais abriram fogo com metralhadoras e canhões, em sua maioria rebeldes armados apenas com os tradicionais azagaias (lanças), e escudos de couro.
Cabeça decapitada pelos ingleses
Cabeça decapitada, seus adeptos acreditam que ele fugiu para Moçambique.
Bambatha foi morto e decapitado durante a batalha, no entanto, muitos de seus partidários acreditam que ele ainda estava vivo, e sua esposa se ​​recusou a entrar em luto. O principal aliado de Bambatha, o aristocrata Inkosi Sigananda Shezi de 95 anos de idade, AmaCube clã Zulu (primo e quase contemporâneo do rei zulu Shaka ) foi capturado pelas tropas coloniais e morreu poucos dias depois.
Chefe Sigananda Shezi amaCube, 96, capturado e humilhado pelas Tropas Coloniais
O chefe Inkosi Sigananda Shezi de 95 anos de idade, preso e humilhado pelos ingleses
Entre 3.000 e 4.000 Zulus foram mortos durante a revolta (alguns dos quais morreram lutando do lado do governo britânico de Natal). Mais de 7.000 nativos foram presos, e 4000 açoitados. O Rei Dinizulu foi preso e condenado a quatro anos de prisão por traição.
REFERÊNCIAS
^ Stuart, J. (1913). história da rebelião Zulu 1906 . London: Macmillan and Co.. 581 pp.
^ Indian Opinion, 1906/06/01, Obras Completas de Mahatama Gandhi, 1905
^ "Sergeant Major Gandhi" . Gandhism.net . 3 de março de 2009 .
Wikipédia



















Nenhum comentário: