segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Incrível Jornada Humana

 O documentário da BBC apresentado pela TV “Escola A Incrível Jornada Humana” (em inglês The Incredible Human Journey) é extremamente agradável e didático. Além de mostrar a forma incrível dos seres humanos, extremamente fracos como espécie animal de terem sobrevivido, mostra como foi colonizado todo o planeta com pioneiros caminhando.
A série traz todo o questionamento, das diversas hipóteses do surgimento da espécie humana e das diversas dúvidas e lacunas. A TV Escola, infelizmente só pode ser vista nas TV à cabo ou na Internet, o acréscimo do canal são as dicas como apresentar como material didático na sala de aula.
A incrivel jornada humana Texto
Assisti o primeiro episódio está no final do artigo (são cinco um para cada continente), e entusiasmado assistimos o segundo e o terceiro pela Internet. Nessa maratona de documentários vimos informações que não são transmitidas nos livros publicados em português aqui no Brasil. Com uma forma muito didática. Pela duração não acredito que haja possibilidade de ser empregado como material de uso em aula. Mas pode ser indicado aos alunos e trechos podem ser discutidos.
O mais interessante é o prazer que nos dá, em conhecer a nossa própria história. Um documentário escrito por uma acadêmica, com uma linguagem dinâmica de televisão . Sessão de cinema educacional com pipoca.
Estou colocando o link da versão da Internet, legendada e a versão da TV Escola é dublada. A versão na Internet é a original, há vários cortes na versão dublada onde a apresentadora, cientista e escritora inglesa Alice Roberts autora da série foi completamente retirada, imagino que seja uma versão feita para os Estados Unidos.
A proposta da série e o resumo do primeiro episódio.
A Incrível Jornada Humana em inglês The Incredible Human Journey é um documentário de ciência em cinco episódios e um livro de acompanhamento, escrito e apresentado por Alice Roberts. Transmitido pela primeira vez no BBC de televisão em maio e junho de 2009, no Reino Unido. Explica a evidência para a teoria de migrações humanas primeiros fora da África e, posteriormente, em todo o mundo, apoiando a teoria “Out of Africa”.
Esta teoria afirma que todos os seres humanos modernos são descendentes anatomicamente do moderno Homo Sapiens Africano ao invés do mais arcaico Homo Neanderthalensis existentes na Europa e Oriente Médio ou do nativo chinês Homo Pekinensis , e o moderno Homo Sapiens Africano não cruzou com as outras espécies do gênero Homo . Cada episódio diz respeito a um continente diferente, e a série conta com cenas filmadas em locações em cada um dos continentes em destaque. O primeiro episódio foi ao ar na BBC , 10 de Maio de 2009.
Pode conter revelações sobre o episódio, recomendável ler depois de assistir.
1. “Out of Africa” em português Fora da África

1. “Out of Africa” em português Fora da África
No primeiro episódio, Roberts introduz a ideia de que a análise genética sugere que todos os humanos modernos são descendentes de africanos. Ela visita o local da etnia Omo  na Etiópia , que são as mais antigas conhecidas de humanos anatomicamente modernos .Ela visita o "povo San" da Namíbia para demonstrar o estilo de vida caçador-coletor . Na África do Sul , visita o Pinnacle Point , para ver a caverna em que os primeiros humanos viveram. Então, explica que a genética sugere que todos os não-africanos podem descer de um único, pequeno grupo de africanos que deixaram dezenas continente há milhares de anos.Ela explora várias teorias sobre a rota eles tomaram. Ela descreve o local de Jebel Qafzeh em Israel como um provável beco sem saída para a migração Humana.  A partir de um travessia de Suez , vê uma rota através do Mar Vermelho e ao redor da costa da Arábia como a rota mais provável para os modernos ancestrais humanos, especialmente tendo em conta os níveis do mar mais baixos da passado.
Fontes Bristol University.
BBC e Wikipédia















Nenhum comentário: