quinta-feira, 27 de junho de 2013

Documentário Bhambatha a Guerra das Cabeças

Um documentário do último conflito armado contra o colonialismo britânico. O chefe Bhambatha na África do Sul em 1906 da poderosa nação Zulu, foi um dos heróis da infância de Mandela.

A Uhuru Productions sul-africana em 2008, produziu esse filme de 1:15 hrs, que é a continuidade do grito do grande Shaka Zulu:

“É melhor morrer de pé do que viver de joelhos”.

 

bhambatha-poster

Em 1905, os governantes britânicos da África do Sul, começaram a forçar a poderosa nação Zulu à trabalhar em fazendas de colonos brancos. Para o Chefe Bhambatha, a introdução de um imposto obrigando os Zulus trabalharem para os colonos britânicos foi a gota d'água. Já haviam sido privados de terra, a guerra Anglo-Zulu, a fome e agora sua organização tradicional estava em jogo. A batalha que se seguiu trouxe à tona a força notável da nação Zulu, uma nação novamente em ascensão na África do Sul. Uma história muito relevante, com toques de força definidas pelo grande Shaka Zulu.

Apesar dos desafios colossais colocados por fazer um documentário histórico sobre um orçamento pequeno (R1.6 milhões), Desai estava determinado a reconstruir este evento fundamental no passado da África do Sul com a maior precisão possível. Ele devorou qualquer material escrito sobre a rebelião de 1906, provocada por um imposto cobrado pelas autoridades coloniais sobre os homens negros. "Os últimos dois livros de Jeff Guy – publicados no final de 2006 e início de 2007, ajudou incrivelmente", diz Desai, "sua compreensão da história realmente nos ajudou a construir a narrativa. “Eles também vasculharam arquivos de testemunhos da época, bem como jornais e uma comissão que foi criada para investigar as causas da rebelião”.

Os produtores

clip_image002

Rehad Desai é o produtor e diretor executivo da Uhuru Productions. Ele começou sua carreira na mídia impressa em 1986, enquanto vivia na Índia. Trabalhou como jornalista freelancer para o jornal Times of Índia por seis meses. Ele então foi para concluir um curso da história que começou em Londres e foi concluir na Universidade do Zimbabwe. Em 1996, Rehad entrou na indústria da TV e do cinema como produtor, onde se concentrou grande parte de sua energia em produções históricas e sócio-política.

O filme em inglês traz fotos e vídeos da época.

Bhambatha: War of the Heads 1906 (Integral - Official)

 

Nenhum comentário: