quinta-feira, 6 de junho de 2013

Quando se escrevia Brasil com z

 
Muitas vezes quando se pensa em mostrar a perda das características nacionais em função da influência estrangeira se escreve BRAZIL. Mas antigamentes se escrevia Brazil.
MOEDAS ANTIGAS Brasil 200
Os famosos “200  Réis” qie foi cantado na música Fim de Feira.
Letra Fim de Feira
Sereno / Nei Lopes
“Quem vai querer, quem vai querer?
Custa só duzentos réis
Paga um, leva dez. paga um leva dez…”

 
Nos anos cinquenta usavam-se muitas moedas. Muitas antigas com a grafia de “Brazil”. Minha mãe dona Jadyr tinha uma coleção de moedas, guardada numa caixa de madeira. Garoto ficava separando, por datas, tipos.
Houve mudanças ortográficas disputas de Portugal e Brasil sobre o idioma português. O falar brasileiro era questionado se não era a “Língua Brasileira”.
Porque "Brasil" não se escreve com "Z"; porque existe o "Ç" se o "S" aparentemente tem a mesma função?
Uma carta de um leitor na Revista Veja de setembro de 2004 ainda discutia a questão:
“Brasil com S
clip_image002
Sobre o quadro "Brasil, Brazil" (25 de agosto), o leitor Geraldo Pedrosa dos Santos, de João Pessoa, na Paraíba, escreveu: "Acredito que houve um lapso na afirmação de que o Brasil só padronizou a grafia do próprio nome com S em 1943". Geraldo cita o acordo entre a Academia Brasileira de Letras e a Academia das Ciências de Lisboa, de 1931, que resultou no Decreto nº 20108, de 15 de junho, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. O professor José Willemann, da UniCEUB, confirma o que diz o leitor e ilustra melhor o caso. Embora a Academia Brasileira de Letras fosse contra, o Código Civil de 1916 já grafara Brasil com S, "consubstanciando a forma usada nas leis portuguesas do século XVI e mais de acordo com a etimologia", ensina Willemann (Código Civil de 1916: Brasil por Brazil). "Em 1931 ainda permanecia a dúvida: Brasil ou Brazil? O Acordo Ortográfico Luso-Brasileiro, aprovado pelo Decreto nº 20108, resolveu-a com a seguinte regra: 'Fixar a grafia usualmente dubitativa das seguintes palavras, seus derivados e afins: Brasil e não Brazil (...)' ", escreveu Willemann.
http://veja.abril.com.br/080904/cartas.html
Fim de Feira com Alcione











Um comentário:

edson melo disse...

Então porque Bahia se grafa com H então?