quinta-feira, 19 de julho de 2012

Solano Trindade nascimento 24 de julho

Francisco Solano Trindade.

Poeta, pintor, cineasta, homem de teatro e pesquisador da cultura popular, Solano Trindade é considerado um vanguardista, tanto na política quanto nas artes. Vive através daqueles que declamam e propagam sua obra, marcada pela sensibilidade e indignação perante as injustiças étnica e social.
Um recifense que, mesmo discriminado, perseguido e preso pelas ditaduras, ganhou o mundo e fez de sua vida uma obra de arte.
clip_image003
Poeta da resistência - Ainda há muito a ser dito sobre Solano Trindade. Poeta, pintor, homem de cinema e teatro, e pesquisador da cultura popular, foi vanguardista tanto na esfera política quanto nas artes. Além de uma plena consciência étnica e social, tinha profunda certeza de seu opção enquanto artista combativo e popular, como revelou mais tarde, no prefácio ao livro Cantares a meu povo (1961): "Sem querer discutir o valor dos herméticos concretistas, neoconcretistas, dadaístas, etc (eruditos donos da cultura ocidental), prefiro levar ao meu povo uma mensagem, em liguagem simples, em vez de uma mensagem cifrada para um grupo de intelectuais".
Nascido no São José, bairro pobre, mas que "ficava bem bonito, metido num luar", Solano cresceu no Pátio do Terço, em frente à casa de Badia. Seu pai, além de exercer o ofício de sapateiro, era mestre de pastoril. Daí o inevitável contato com a cultura popular tão presenta na sua obra: "Bumba meu boi / da minha infância / 'Seu Capitão' / minha fantasia / 'Mateu Bastião' / primeiro poema / que o povo me deu", diz um de seus poemas.
Desde cedo, Solano Trindade revelou uma consciência artística, étnica e social incomum. Com vinte e poucos anos, após constatar que não havia negros nas universidades, fundou a Frente Negra Pernambucana, junto ao sociólogo José Vicente Lima (que chamava o movimento de segunda abolição), o pintor gaúcho Miguel Santos, e os intelectuais Gerson Monteiro de Lima e José Melo de Albuquerque. A primeira reunião se deu em 1936, no Clube dos Lenhadores. "Esse foi o nascedouro", acredita o desembargador Gustavo Augusto, filho de Vicente Lima.
No mesmo ano, a FNP mudou o nome para Centro de Cultura Afro-brasileiro e, numa época em que começava a soprar pela Europa o vento do nazismo lançou uma carta-manifesto pela igualdade racial: "Não faremos lutas de raças contra raças, porém ensinaremos aos nossos irmãos negros que não há raça superior nem inferior e o que nos faz distinguir um dos outros é o desenvolvimento cultural", diz o texto, que ainda invoca os escritores Humberto de Campos, Gilberto Freyre, Cruz e Souza, Henrique Dias, entre outros.
Mais do que nos versos, Solano vivia sua liberdade na prática cotidiana. Sua vida de viajante começou em 1940, quando viveu em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Após rápida volta à terra natal, Solano partiu para o Rio de Janeiro. "Depois que ele viajou, nunca mais voltou", disse Dona Maria da Penha, irmã de Solano, à reportagem do Diario. Ela conta que o poeta se foi, mas deixou esposa e filhos com a família, no bairro do Pina, para mais tarde reencontrá-los na capital carioca. Aos 91 anos, Dona Penha guarda a lembrança do irmão com carinho. "Ele era alegre e namorador", lembra, risonha.
Solano nunca voltou ao Recife, mas a cidade sempre o acompanhou, tanto na poesia, quanto na figura dos amigos que aqui deixou, como provam as cartas enviadas a Vicente Lima. O primeiro livro, Poemas de uma vida simples, veio em 1944, e junto com ele, o reconhecimento literário. Nessa época, o jornalista e compositor Nestor de Hollanda afirmou Solano ser o primeiro poeta negro do Brasil. Logo depois, a repressão política da ditadura Vargas enxergou no poema-denúncia Tem gente com fome motivos para recolher os livros e prender seu autor.
Em 1950, ao lado de Edison Carneiro e da esposa Margarida Trindade, a inquietação artística o levou a fundar o Teatro Popular do Negro, com o qual viajou pelo Brasil e Europa e foi convidado por Gianfrancesco Guarnieri a participar da peça Guimba. Ainda no teatro, Solano Trindade foi o primeiro a encenar Orfeu, de Vinícius de Morais. No cinema foi co-produtor de Magia Verde, premiado em Cannes, e ator em seis filmes, entre eles, A hora e a vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos.
No começo dos anos 60, Solano se muda para a histórica cidade paulista de Embu, onde se torna amigo do escultor Assis e inicia, com outros artistas, um movimento cultural que mudou inclusive o nome da cidade para Embu das Artes. Viveu lá até 1973, quando, doente, voltou para o Rio de Janeiro, sob os cuidados da filha Raquel.
Ainda nos anos 70, Solano voltaria ao cenário artístico através do grupo Secos e Molhados, que musicou o poema Mulher barriguda e Tem gente com fome. Este último, no entanto, novamente censurado, até que, em 1980, Ney Matogrosso conseguiu incluí-lo no álbum Seu tipo. "A faixa ficou muito tempo presa na censura. Todo ano, mesmo depois de sair do grupo, todo disco que eu fazia eu colocava a música lá. Até que um dia eles liberaram, sem explicação alguma do porque não podia antes", disse Matogrosso, em depoimento para o documentário Solano Trindade 100 anos.de Alessandro Guedes e Hélder Vieira. Realizado com recursos do Funcultura.
Solano Trindade
Em seus aspectos formais, a poesia de Solano "senta-se à mesa de Ascenso Ferreira e Manuel Bandeira com a consciência de que esta entre os mais íntimos dos seus", afirma o crítico literário Márcio d'Oliveira. "Como se esquecer da locomotiva que atravessa a poesia de cada um destes - o Trem de Alagoas de Ascenso, o Trem de Ferro de Bandeira e o Tem gente com fome de Solano? Nesta comunhão de sons, movimento e imagem, vemos um sotaque que parte do folclorismo aristocrático, passa por um futurismo com leves pitadas de contestação e chega ao socialismo anti-racista", analisa, em pertinente conexão entre Solano e Bandeira.
Afinal, assim como o conterrâneo farto do lirismo comedido e bem comportado, Solano Trindade fez de seus versos um convite à libertação: "não disciplinarei as minhas emoções estéticas / deixá-las-ei à vontade / como meu desejo de viver / É grande o espaço / embora se criem limites / Basta somente que eu sofra a disciplina da vida / mas a estética / deve ser sempre liberta".
O mestre e seus herdeiros - Ele se foi em 1974, sem nunca ter voltado a Pernambuco. Seu legado, no entanto, segue ecoando na voz dos artistas que nunca deixou de influenciar. Destes, um dos maiores é o poeta França (1955-2007). Um ano após a morte de Solano, ele "incorporou" o mestre e seguiu não para as ruas de Embu das Artes, mas para as ladeiras e redutos de Olinda. Lá fundou o recital "Eu, poeta errante", que toda quinta-feira mobilizava as pessoas em algum quadrante da cidade.
"A poesia de Solano Trindade foi escrita para ser declamada, e não para a leitura silenciosa. Ela carece do suporte da voz e do gesto, da expressão corporal. É poesia destinada ao espaço público – a tribuna e o palco. Diferente da poesia que se lê apenas com os olhos, na intimidade da casa", escreve o professor de literatura Zenir Campos Reis, no texto de abertura da coletânea recém-lançada Poemas Antológicos.
França não foi o único a incorporar na própria vida a poética alegre e combativa de Solano. Outro de seus herdeiros é Inaldete Pereira de Andrade, que em 1989 fundou o Instituto Solano Trindade, com o objetivo de dar mais visibilidade ao poeta e trabalhar sua obra no contexto da educação. Por falta de recursos, a entidade fechou em 1996, mas Inaldete continuou. Aos 62 anos, ela está na ativa, promovendo oficinas de literatura em comunidades negras, em que utiliza os versos de Solano como recurso educativo. "A poesia de Solano é um instrumento para me comunicar com o cotidiano das pessoas. Ela tem potencial reflexivo, político, e todos os outros recursos que a didática pode oferecer", afirma a educadora.
Mas este não chega a ser um risco entre os admiradores de Solano Trindade. A palavra mais apropriada parece ser indignação. "Solano reunia todas as estirpes, e nós temos que reviver isso. Ele nunca teve um livro publicado em Pernambuco, mas foi o primeiro a levar o estado para a Finlândia, Eslováquia e outros países da Europa", lembra o poeta Odmar Braga, cujo protesto é reforçado por Malungo, outro "filho" de Solano: "a pouca divulgação de sua obra em pleno centenário é uma vergonha".
Depoimentos
"Há nesses versos uma força natural e uma voz individual, rica e ardente, que se confunde com a voz coletiva" - Carlos Drummond de Andrade, em carta a Solano, 02/12/1944.
"Organizando bailados, editando revistas, promovendo espetáculos e conferências, incansável em sua atividade, poucos fizeram tanto quanto ele pelo ideal da valorização do negro. O livro Cantares ao meu Povo é a tomada de consciência disso a que Sartre chamou de negritude" - Sérgio Milliet, poeta e crítico literário, em 1961.
"O Teatro Experimental do Negro funcionou como um núcleo ativo de conscientização dos negros, para assumirem orgulhosamente sua identidade e lutar contra a discriminação" - Darcy Ribeiro, extraído do livro Aos trancos e barrancos - como o Brasil deu no que deu.
"Mulher barriguda não é uma música ultrapassada pelos acontecimentos. Ela é atualíssima, infelizmente!" – Ney Matogrosso, em depoimento no documentário Solano Trindade 100 anos.
"Suas frentes de luta foram inúmeras. Em todas, ele teve proeminência, um papel estratégico. Nesse sentido, eu considero Solano uma das figuras maiores do século 20" - Sérgio Mamberti, ator e cineasta, em depoimento no documentário Solano Trindade 100 anos.
publicado em 20/07/2008 no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: