sexta-feira, 20 de julho de 2012

Gilberto Gil no Ensaio

Para quem quiser conhecer ou lembrar a história da MPB.

O programa Ensaio da TV Cultura de Roberto Faro, onde o entrevistador não aparece. Uma mágica onde o entrevistado à vontade conta reconta e nos encanta.

 

“No programa, Gil relembra de sua infância em Ituaçu, interior da Bahia; da relação com os pais José Gil e Claudina; das músicas que ouvia quando criança.
O músico fala sobre muitas composições como "Roda", "Louvação" e "Procissão", aproveitando para contar como foram compostas e em que circunstâncias. A partir daí, lembra de seus parceiros, como Torquato Neto, João Augusto e Capinan; cantarola trechos de grandes músicas como "Zabelê" e "Lunik 9".
Confessa sua paixão por Elis Regina, intérprete de grandes músicas que Gil lembra no Ensaio, dentre elas "Amor Até o Fim", "Meio de Campo" e "Doente Morena".
Da parceria com Chico Buarque, Gil fala sobre o clássico "Cálice"; das composições com João Donato, lembra de "Bananeira", "Lugar Comum", "Emoriô" e "A Paz". De sua relação com Caetano, fala da música que compôs em Londres para o parceiro, "Ele e Eu", e das diferenças de personalidade entre eles.
Gil não deixa de homenagear os Filhos de Gandhy, com quem sai todos os anos no carnaval da Bahia.”

Nenhum comentário: