terça-feira, 17 de julho de 2012

Celebrando em 2011 os 85 anos do Professor Eduardo.

Celebrando em 2011 os 85 anos do Professor Eduardo de Oliveira.

 

 P.Eduardo Niver LB 056

Qual a melhor forma de lembrar os amigos?

Num papo gostoso, rindo brincando. Contando velhas histórias, planejando o futuro.

O professor Eduardo de Oliveira era múltiplo. Cheio de atividades, projetos, correndo sempre, com um sorriso gostoso, amigo e afável.

 

P.Eduardo Niver LB 010P.Eduardo Niver LB 012 

Ficamos muito tempo sem nos ver. Estive afastado um longo tempo, acompanhava de longe as notícias do movimento desse velho guerreiro. Via notícias nos jornais, seu discurso na televisão, comemorações. Eu afastado por motivo de saúde acompanhava as conquistas, como se estivesse vivendo.

Melhorando, a vida me levou para a Lapa. Moro há muitos anos em Santo Amaro, e São Paulo agora tem essas coisas você se enraíza em seu bairro ou zona e fica sem contato. Numa reunião na Lapa reencontro com grande prazer o Professor Eduardo.

Nessas suas muitas atividades, a Lapa era o seu canto. Atividades comunitárias, reestabelecimento de Sociedade Amigos de Bairros (as Sociedades Amigos de Bairros SABs foram um importante elo comunitário em São Paulo), atividades de inclusão.

 

P.Eduardo Niver LB 018 P.Eduardo Niver LB 024

Conto tudo isso, acredito poucos conhecerem esse lado do Eduardo, homem de participação comunitária, em sua região, em seu bairro.

Fizemos uma grande reunião no SENAC da Lapa. Era a retomada da Rede Social Lapa, Professor Eduardo de Oliveira foi um dos primeiros a chegar, participou ativamente da reunião e foi um dos últimos a se retirar. Quatro horas de trabalho intenso.

 P.Eduardo Niver LB 034 Professor Eduardo com o Dr. Mário Ferreira da OAB/Lap e Sandra Holdship do Jornal da Lapa. O engenheiro Reinaldo Holdship

 

 

P.Eduardo Niver LB 043

Professor Eduardo de Oliveira agradece a comemoração

Meire Matos do CADES, Dr. Mário, e Hugo Ferreira.

No final da reunião a surpresa, era a data de seu aniversário. Completava 85 anos, de vida ativa e produtiva. Sorridente com sua atividade fazia a idade não contar. Para nós presentes, quase cento e vinte pessoas, era um exemplo a ser invejado.

Na quarta-feira seguinte amigos da Lapa, se reuniram na Sociedade Amigos da Lapa de Baixo, onde ocorre uma tradicional feijoada e convidamos o Professor Eduardo.

Numa grande mesa comunitária, muita conversa, éramos amigos de longos anos, das longas reuniões que marcaram o surgimento do Movimento Negro Unificado em 1.978. Fomos companheiros na jornada de redemocratização do país. Toda uma vida rodou nesse almoço.

No final do almoço, os amigos do Jornal da Lapa, trouxeram o bolo de chocolate. Surpresa combinada e acertada, Eduardo se tornou criança.

Esperávamos em agosto comemorar novamente seu aniversário.

Haverá uma cadeira vazia na feijoada da Lapa de Baixo...

P.Eduardo Niver LB 090 Vendo velhas fotos.

Nenhum comentário: