quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Frederick Douglass uma história de vida

Temos pouca informação sobre nossa história na diáspora africana, sou de uma geração que nos anos sessenta saiu às ruas e  tinha uma profunda aversão pelo imperialismo norte-americano. Fazíamos questão de não absorver nada de sua cultura (não consigo até hoje tomar aquele refrigerante símbolo dos EUA). Quando assisti ao filme “Tempos de Glória” (“Glory” no original) de 1989 fiquei impressionado com minha falta de conhecimento, da participação de um batalhão negro na Guerra da Secessão entre o Norte e o Sul, um personagem negro secundário no filme chamava a atenção por aparecer em segundo plano falando com Abraham Lincoln. Não dá para deixar de fazer comparações com o Brasil e a Guerra do Paraguai e a participação de militares negros.

Um pouco da história de Frederick Douglass (dividada em capítulos). Nascido escravo, aprendeu a ler, fugiu para o Norte tornou-se professor, escritor e brilhante orador, foi assessor informal de Lincoln. Um negro lutando por direitos de igualdade entre todos. Foi o primeiro afro-americano indicado como candidato a vice-presidente.

Frederick Douglass (1024x576) Web

14 de fevereiro de 1818 data escolhida por Frederick Douglass como provável data de nascimento.

Frederick Douglass (nascido Frederick Augustus Washington Bailey, fevereiro 1818. - 20 de fevereiro, 1895) foi um reformador social afro-americano, orador, escritor e estadista. Depois de escapar da escravidão, tornou-se líder do movimento abolicionista, alcançando destaque com sua oratória deslumbrante e textos antiescravagista duros. Manteve-se como um exemplo vivo contra os argumentos dos escravocratas: Os escravos não tinham a capacidade intelectual para participar como cidadãos americanos independentes. Muitos nortistas também achavam difícil de acreditar que um grande orador tinha sido um escravo,

Douglass escreveu várias autobiografias, descrevendo suas experiências na escravidão de forma eloquente em sua autobiografia escrita em 1845, “Narrativa da vida de Frederick Douglass, um escravo americano”, tornou-se influente apoiador à abolição. Ele escreveu mais duas autobiografias, com seu passado, “Vida e tempos de Frederick Douglass”, publicado em 1881 e a cobertura de eventos de antes, durante e depois da Guerra Civil. Após a Guerra Civil, Douglass permaneceu ativo na luta dos Estados Unidos para atingir o seu potencial como uma "terra da liberdade". Douglass apoiou ativamente o “voto feminino”. Sem a sua aprovação, ele se tornou o primeiro afro-americano indicado na chapa para vice-presidente dos Estados Unidos, como o companheiro de chapa de Victoria Woodhull no impraticável e pequeno Partido dos Direitos Iguais. Douglass ocupou vários cargos públicos.

Douglass era um crente firme na igualdade de todas as pessoas, fosse negro, mulher, índio (nativo americano), ou imigrante recente, costantemente citado dizendo, “Eu me uniria com todas as pessoas para fazer o bem, e com nenhuma para fazer o mal”.

 

A vida como escravo

clip_image002

Douglass com cerca de 29 anos de idade.

Frederick Augustus Washington Bailey nasceu na escravidão no Condado de Talbot, Maryland , e batizado por sua mãe, Harriet Bailey. Dizia-se que seu pai era o senhor da plantação. A plantação foi localizada entre Hillsboro e Cordova . Nasceu provavelmente no barraco de sua avó Anos mais tarde, depois de fugir da escravidão para o Norte, ele assumiu o sobrenome Douglass.A data exata do nascimento de Douglass é desconhecida. Ele escolheu para celebrá-lo em 14 de fevereiro. O ano exato também desconhecido (na primeira página da sua biografia, ele declarou: "Eu não tenho conhecimento exato da minha idade, nunca vi qualquer registro autêntico ").

Ele falou de suas primeiras conversas com sua mãe:

"Falava ... sussurrou que meu senhor (dono da plantação) era o meu pai, mas da verdade desta opinião eu não sei nada .... Minha mãe e eu fomos separados quando eu era apenas uma criança .... [era] um costume, em parte de Maryland, separar as crianças de suas mães em uma idade muito precoce.
"Não me recordo de ter visto minha mãe durante a luz do dia .... Ela se deitava comigo, e me fazia dormir, mas muito antes de eu levantar ela já havia saído para trabalhar

Separado de sua mãe muito novo, morava com a avó materna, Betty Bailey. Sua mãe morreu quando Douglass tinha uns dez anos. Aos sete anos, Douglass foi separado de sua avó e se mudou para a “plantação Wye House”, passou por vários donos até ir para Baltimore .

Quando Douglass tinha cerca de doze anos de idade, a mulher de Hugh Auld Sophia começou a ensinar-lhe o alfabeto, embora fosse ilegal ensinar os escravos a ler. Douglass descreveu-a como uma mulher de bom coração, que tratou bem o menino e mostrou o caminho que um ser humano deve tratar o outro. Quando Hugh Auld, seu dono, descobriu que estava se alfabetizando, ele desaprovou fortemente, dizendo que se um escravo aprendesse a ler, “ficaria insatisfeito com a sua condição e teria o desejo de liberdade”. Douglass mais tarde se referiu a esta declaração como a "primeira palestra verdadeiramente abolicionista", ele nunca tinha ouvido falar. Como disse em sua autobiografia, Douglass conseguiu aprender a ler com crianças brancas no bairro e, observando os escritos de homens com quem trabalhou. Sra. Auld um dia viu Douglass lendo um jornal, ela correu para ele e agarrou-se dele, com uma cara feia e disse que a educação e a escravidão eram incompatíveis entre si.

Frederick Douglass

Ele continuou, secretamente, a aprender sozinho como ler e escrever. Douglass uma das suas frases conhecidas é: "o conhecimento é o caminho da escravidão para a liberdade". Como Douglass começou a ler jornais, materiais políticos, e livros de todo tipo, ele foi exposto a um novo campo de pensamento que o levou a questionar e condenar a instituição da escravidão. Nos anos posteriores, Douglass escreveu no “The Columbian Orator “, que ele descobriu em cerca de doze anos de idade, como esclarecer e definir seus pontos de vista sobre a liberdade e os direitos humanos.

Fontes:

Frederick Douglass Resource Center; Wikipédia English; Legends of America;

CONTINUA…

Nenhum comentário: