quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lei das cotas pode ser ampliada para Ciência sem Fronteiras


Lei das cotas pode ser ampliada para Ciência sem Fronteiras, diz ministro

Segundo Mercadante, lei será aplicada quando bolsista falar inglês.
Ministério deve lançar 'Inglês sem Fronteira' e exame de proficiência gratuito.

Notícias de 15/10/2012 indicam que poderá serem aceitas reinvindicações do Movimento Negro.

Educafro Brasilia 699
Encontro no CNPq com EDUCAFRO 22 de abril 2012

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira (15/10) que a lei de cotas pode ser ampliada para o Ciências sem Fronteiras. O programa prevê concessão de 101 mil bolsas para estudantes brasileiros em universidades do exterior até 2014.
De acordo com Mercadante, as cotas devem ser aplicadas quando o bolsista atingir proficiência em inglês ou em outra língua.

Educafro Brasilia 673
Encontro no CNPq com EDUCAFRO 22/4/2012 onde foram discutidas as COTAS PARA O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
“Existe a possibilidade das cotas serem ampliadas para o Ciências sem Fronteiras. Dependendo da avaliação que a gente fizer de como [o programa] está se comportando. Os estudos preliminares são bem positivos", disse Mercadante.
Educafro Brasilia 693
CNPq com EDUCAFRO 22/4/2012 onde foram discutidas as COTAS PARA O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
saiba mais
O governo federal publicou nesta segunda, no "Diário Oficial da União", o decreto que regulamenta a lei que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais, em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O critério de seleção será feito de acordo com o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Mercadante informou ainda que o ministério vai lançar ainda neste ano o “Inglês sem Fronteiras”.
Educafro Brasilia 705 CNPq com EDUCAFRO 22/4/2012 onde foram discutidas as COTAS PARA O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
“Não adianta dizer que tem uma política de cotas, sem proficiência em inglês. Se não, só posso mandar para Portugal”, disse.
De acordo com o ministro, cerca de 150 mil alunos que tiraram mais de 600 pontos no Enem vão ser classificados pelo exame Test of English as a Foreign Language (Toefl), que será aplicado gratuitamente, de proficiência em inglês e poderão fazer curso presencial, ou semipresencial, de acordo com o desempenho.
O Toefl é um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos no Brasil e no mundo. Ele já foi administrado mais de 20 milhões de vezes desde sua criação, em 1964. O Toefl é desenvolvido pela ETS, uma instituição sem fins lucrativos dos Estados Unidos dedicada à pesquisa e testes educacionais.

15/10/2012 20h14 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/10/lei-das-cotas-pode-ser-ampliada-para-ciencia-sem-fronteiras-diz-ministro.html
Fotos Hugo Ferreira

Nenhum comentário: