sexta-feira, 22 de junho de 2012

Direitos Humanos e as Práticas de Racismo LANÇAMENTO DO LIVRO EM SP

O sociólogo Ivair Augusto dos Santos é especialista em igualdade racial e direitos humanos. O Livro é o resultado de sua tese de doutorado defendida na Universidade de Brasília (UnB). Com depoimentos de várias vítimas de racismo no Brasil.

 

Ivair Livro 

Onde: No Páteo do Colégio dia 25/6/2012 às 19 horas

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania SP.

O sociólogo Ivair Augusto, ao lado de uma brilhante carreira acadêmica tem uma participação atuante na construção e na identidade do Movimento Negro brasileiro. Militante desde a época de estudante está entre os chamados “Geração de 1.978” do Movimento Negro Brasileiro. Em 1.978 ocorrendo os 90 anos de “Abolição” vários jovens estudantes, reuniram-se criando diversos fóruns de debates que levaram à contestações em plena ditadura. O ato em São Paulo nas escadarias do Teatro Municipal, denunciado a morte do jovem Robson Silveira da Luz, e a proibição dos atletas negros do Clube Tietê de frequentarem a piscina, onde foi criado o Movimento Negro Contra a Discriminação Racial, hoje o atual Movimento Negro Unificado (MNU).

Sua militância levou-o com um grupo de companheiros a propor o Conselho da Comunidade Negra no estado de São Paulo, durante o Governo do Governador Franco Montoro.

Ivair Alves um militante histórico do Movimento Negro, morou em Angola, numa busca de reencontro com as nossas raízes africanas. Uma busca de cooperação e parceria com as jovens nações africanas, que se libertavam do jugo do colonialismo.

Participou do movimento da redemocratização do país, na famosa Campanha Diretas Já, na Praça da Sé no dia 25 de janeiro de 1.985 onde se reuniram mais de 300 mil pessoas. O ato é liderado por Tancredo Neves, Franco Montoro, Orestes Quércia, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Simon. O militante Ivair Augusto dos Santos, representando o Movimento Negro, fez brilhante discurso.

diretas_ja

Toda essa experiência de vida acadêmica, militância e experiência no serviço público, onde defendeu a luta contra o racismo e a direito à igualdade, nos traz histórias que representam lutas e resistências. “São histórias tristes, mas que também representam lutas e resistência”, afirmou durante o lançamento. “É a celebração de homens e mulheres que disseram não ao racismo”.

Um livro para se ler e consultar, um evento marcante, onde será efetuada o Termo de Cooperação da Fundação Cultural Palmares em São Paulo com a posse do representante Nuno Coelho de Alcântara.

No Páteo do Colégio dia 25/6/2012 às 19 horas

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

Convite Palmares

Nenhum comentário: