domingo, 25 de julho de 2010

Pensamentos: Preta Chaves “Eu sou neguinha?”

Explicação:
 
Tenho recebido emails sobre o Blog, e estes recebi ontem da Preta Chavez. Não a conheço pessoalmente, ela é de Indaiatuba, filha da D.Zezé do Edimur, velho parceiro da antiga.
Há quase 25 anos não o encontrava. Na Convenção do PSB, ele atravessou a Avenida da Liberdade correndo, quase foi atropelado.
Desse reencontro, começou uma troca de emails, surgiu aí Preta Chaves, que citei no post “Eu sou neguinha?”, somente como “Preta......”.
Ontem mantivemos uma série de emails. Solicitei autorização para publicar. Preta Chaves concordou.
Mostra o que uma parcela de jovens pensa.
Ia dar uma formatada, mas acredito que a forma de emails é a mais certa de mostrar como foi essa troca de sentimentos.
Apenas dei uma arrumada para facilitar a leitura:
 

Pensamentos da Preta Chaves : “Eu sou neguinha?”

erika Preta Chaves
qua 7/7/2010 21:17
Já estou cansada de ver injustiças nesses pais, principalmente no que se diz respeito aos negros.
Claro que ninguém é igual a ninguém assim como nem todos pensam igual, mas para mudarmos definitivamente várias coisas deveriamos seguir a mesma linha de raciocínio.
O negro tem o menor salário, o negro não esta no poder...até quando???
Nos negros não devemos nos deixar oprimir, temos que levantar a cabeça e lutar, lutar e lutar. Nada vem de graça se você não trabalha você não come e isso é muito justo, já que temos que lutar para viver porque não lutar um pouco mais para viver um pouco melhor???
Engraçado né se uma mulher branca "faz um barraco" na porta de um banco, as pessoas dizem: "Olha ela é corajosa, ela fala não tem medo, etc". Agora se é uma negra "Tinha que ser preto pra fazer isso, é maloqueira" e dai por diante.
Porque é bonito uma branca expor seus pensamentos e uma negra não? Já vivi uma situação dessa e tive que aturar o povo me olhando com cara de aberração, ainda bem que não ligo, fiz e não me arrependo até porque todas as outras vezes que fui ao mesmo banco nunca mais tive problemas.
A mulher negra não pode ser a atriz principal, mas pode ser a cozinheira sempre, não pode ser gerente, mas limpar o chão pode, não pode ser deputada, mas ser copeira pode, mais uma vez pergunto até quando?
Ao longo de meus 28 anos já tive muitas experiencias na vida, algumas boas outras nem tanto, mas que me fizeram ser essa pessoa que sou hoje Érika dos Santos Chaves também conhecida como Preta Chaves.
Não tenho medo de expor meus pensamentos, entro e saio de onde eu bem entender, procuro sempre usar a educação que recebi de meus pais, mas quando não tem jeito uso a que eu mesma desenvolvi para sobreviver.
Eu nasci pra fazer a diferença, tenho orgulho de ser quem sou e não troco, não vendo e nem alugo a minha vida, os meus pensamentos e muito menos o meu modo de ser. Se agradei bem senão amém nem Jesus agradou a todos imagina eu.
Preta Chaves

Date: Wed, 7 Jul 2010 21:27:06 -0300
Preta
Tá tão bonito dona Pretinha chegou, lemos e ficamos com os olhos mareados.
BOA DONA PRETA CHAVES!!!!!!
Vamos publicar no blog?
Força e Fé
Mano velho Hugo

qua 7/7/2010 21:33
Pode publicar sim.
Acabei de deixar uma opinião lá
.
1 comentários:

Preta Chaves disse...
Esta ótimo oq acabei de ler, Hugo parabéns.
Pra ser negro não precisa ter a pele negra e sim o coração o orgulho.
Ahhhh se todo negro fosse assim...se valorizariam mais e deixariam de "abaixar" pros outros.
Eu tenho orgulho sim sou Érika ou Preta Chaves como preferir, sempre de cabeça erguida, lutando, correndo, só não posso parar...tenho muito oq fazer ainda.
E eu acredito que um dia vamos ser respeitados em todo e qualquer lugar, mas para isso temos q nos UNIR pra mudar essa realidade em que vivemos.
PODER PARA O POVO PRETO!!!
Preta Chaves
7 de julho de 2010 21:32 clip_image001

qua 7/7/2010 21:40
Eu sou aquela pessoa que não me importo se vc me acha bonita até porque eu soumaravilhosa, não me peça pra usar salto se quero usar tenis, é feio??? e daí eu gosto
Ouço RAP adoroooooo sabe pq? Retratam perfeitamente a cara da periferia "a mais as letras são agressivas"... não são não, a realidade incomoda e é isso q o rap faz mostra a realidade.
A intenção da música é alertar mas tem aqueles que a absorvem e fazem oq diz nas letras, fazem completamente ao contrário.
As pessoas criticam sem saber. É a mesma coisa uma pessoa criticar uma religião sem nunca ter participado de um culto pra saber como é. Oh mania feia né, só pq fulano falo é daquele jeito... É mais facil perder um tempinho e comprovar do que sair falando sem saber como realmente é, concorda comigo?
sou uma pessoa de muitas ideias boas, algumas acredito q duras demais mas nenhuma foge da realidade pode ter certeza, e eu tenho certeza que vou conquistar muitos espaços e fazer com que muitos ouçam a minha voz....
.
Preta Chaves

Date: Wed, 7 Jul 2010 22:00:09 -0300
Dona Pretinha falou que você é sacudida.
É Phodida mesmo!!!
Nos enche de orgulho.
Hugo e Josiani

qua 7/7/2010 22:02
Foi uma pena não nos encontrarmos no dia da Convenção, mas com certeza oportunidades não nos faltará.
Eu sou meia doida mesmo,rsrsrsrs.
Preta Chaves

qua 7/7/2010 22:07
Vc é da tribo!
O que é ser normal?
Deve ser muito chato!
Força e Fé
Mano velho Hugo

Date: Wed, 7 Jul 2010 22:10:01 -0300
Amanhã  eu dou  uma formatada e publico a tua emoção!
Tamos juntos, nossa irmã de fé, camarada!

qua 7/7/2010 22:24
Belezinha então eu só escrevi nem me atentei a erros de portugues, rs faz parte.
Tamos juntos sim, vamos unir nossas forças e vamos ver no que dá.
Preta Chaves

Date: Wed, 7 Jul 2010 22:37:48 -0300
Boa noite Preta
Estamos amparados, pelos que se foram e se manifestam nas nossas palavras.
Encontraremos nossos irmãos, e aliados.

qua 7/7/2010 22:39
Boa noite Hugo
Concordo com vc viu.

Nenhum comentário: