quinta-feira, 15 de junho de 2017

“Coloridos e Colorizadores”

“Aqui corre sangue, e é calunga!”

“por isso nos ensinam a forma

de pensar, comer, agir/ de dividir colorindo”

Ferreira e Huguinho

Na maioria das discussões de internet e faceibuques, não me meto. Dá muito trabalho seguir posts gigantescos, e comentários maiores ainda. Os famosos textões, com pouco conteúdo e nenhuma lógica...

Creio se você tem um ponto diferente, escreva um artigo, mas sem jargões acadêmicos para o outro entender que você está discordando e ofendendo. Sou de uma geração, se você não morresse, não fosse parar na FEBEM (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) no Tatuapé, ou no Carandiru depois, bom seria ter uma profissão de nível superior. Ah a FEBEM é a versão atual da Fundação Casa e o “Carandirú” o Cadeião de Pinheiros.

Se formado (época da ditadura) cuidado para não cair no DEOPS. Também escapei da “academia”, na época anos 70, mestrados, especialização, doutorados, pós-doutorados, MBA só para quem seguia carreira acadêmica. Ser profissional valia mais a “prática, que a gramática” e seus jargões, salário era o mesmo.

Nos anos cinquenta ainda se encontrava moedas com Brasil escrito com Z, muita gente ainda escrevia “Brazil”, é que as regras da ortografia e conceitos mudam de tempos em tempos. Não sei se para melhor.

Meu pai cursou em 1929 a Escola Militar do Realengo (RJ) que formava oficiais para o Exército, onde também Luís Carlos Prestes se formara e foi professor. Esses oficiais vindos das classes mais pobres, viam a educação como uma forma libertadora dos jugos das elites oligárquicas.

Éramos em 5 irmãos, 3 mulheres e 2 homens. Á todos a prioridade de minha mãe e pai foi a educação para os filhos. Na década de 40 os colégios internos eram o melhor destino para uma educação de qualidade. Colégio militar para os filhos, e colégio de freiras para as filhas. Foi o caminho dos meus irmãos, não o meu.

Carteira de motorista Ferreira

Meu pai nasceu em 1896 no norte de Minas Gerais, saiu de casa aos 13 anos e nunca mais voltou. Entrou no Exército como soldado raso, foi revolucionário no movimento tenentista, fez carreira no Exército como oficial. Tinha sua perna esquerda metralhada, no peito uma bala não retirada (muito próxima do coração), risco de baioneta no braço, e na mão faltava uma falange.

“Pardo” o filho mais escuro, discutiu com seu pai e nunca mais voltou, seu pai era loiro, em Minas Gerais as relações eram diferentes do Nordeste, havia mobilidade social nos campos de mineração, e pobres casavam com pobres.

Minha mãe carioca, de uma família moura mais antiga que Portugal, de militares, advogados, juízes e políticos. Tiveram seu auge no Império, com a República perderam seus bens, ou ficaram com os mais espertos. Meu avô materno morreu cedo, minha avó casou pela segunda vez. Minha mãe com o segundo casamento de avó foi morar com os parentes. O Rio de Janeiro, entrelaçou essas histórias.

Sou filho temporão, diferença quase vinte anos do meu irmão mais velho, treze de minha irmã mais nova. Nasci em 1946 meu pai já reformado do Exército, estava com 50 anos, minha mãe com 36 anos na época idade de avós. De São Paulo fomos morar em São Vicente, minha mãe tinha problemas de pressão alta.

Meu irmão formou-se advogado em 1955, na Faculdade de Direito de Niterói no Rio de Janeiro, colega de turma um filho de baiano nascido em São Vicente, Esmeraldo Tarquínio Filho, na época poucas faculdades, filhos de famílias pobres formavam-se em Niterói. Autodidatas trabalhavam como provisionados (advogados sem formação acadêmica).

A casa de meus pais em São Vicente, era um quilombo cheio de sol, voltado para a integração na sociedade. Uns “moreninhos” como Sílvio Caldas, Esmeraldo alegravam com suas vozes e violão. Na época dos anos 50 éramos “delicadamente” chamados de uma “família de cor”. Na ofensa família de pretos! Nunca descobri que era negro, preto, ou “de cor”. Sempre fui, orgulho de minha origem, história e lutas.

Hugo OAB 1977

Há 40 anos - 1.977 / No olho do furacão.
"Geração anos 70:
"Somo crioulo doido e somo bem legal.
Temos cabelo duro é só no black power…sou brasileiro..." https://www.youtube.com/watch?v=U-vPiPvnsuc

Camaleão, espelho distorcido das imagens, de quem se enxerga. Formei-me em 1975 advogado, tive problemas com a foto oficial de minha carteira, em função de meu cabelo “Black Power” da época.

Não tenho culpa da ignorância e racismo de ninguém.

Independentemente de cor e tonalidade de pele éramos calungas (como os vicentinos se tratam). Companheiros de luta pela inclusão social na sociedade, diferentes de origem, mas de um mesmo navio negreiro chamado Brasil.

Calunga ou Kalunga é o nome atribuído a descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades autossuficientes

Gentílico: Calunga e/ou Vicentino, são pessoas nascidas na cidade de São Vicente do Estado de São Paulo.

Hugo Ferreira Zambukaki


Nenhum comentário: