quinta-feira, 23 de junho de 2016

Finalizado 17 anos depois: “Cabra marcado para morrer”

Filme interrompido e finalizado 17 anos depois:“Cabra marcado para morrer”

Em fevereiro de 1964 durante o governo do presidente João Goulart, no município de Sapé na Paraíba, iniciam-se as filmagens sobre o assassinato em 1962 de João Pedro Teixeira, líder camponês participante das “Ligas Camponesas” de Galileia e de Sapé. No entanto com o golpe de 1 de abril, forças militares invadem o engenho da Galileia local das filmagens e prendem parte da equipe sob a alegação de comunismo.

Cartaz Cabra

Dezessetes anos depois, o diretor Jorge Coutinho volta à região, reencontrando Elizabeth Altino Teixeira (viúva de João Pedro) que desde 1964 vivera escondida e separada dos filhos. Recolhendo depoimento de outros camponeses que haviam atuado no filme interrompido pela repressão policial e militar.

Jorge Coutinho cineasta

cineasta Jorge Coutinho

De uma forma semidocumental apresenta a história do líder João Pedro e das Ligas Camponesas de Galileia e de Sapé na Paraíba.

As Ligas Camponesas vinham sendo criadas desde os anos 50, procurando conscientizar e mobilizar o trabalhador rural contra o latifúndio e na defesa da reforma agrária. Sindicatos rurais e associações cresceram durante o governo de João Goulart (1961 à 1964) ganhando força política reivindicando condições de vida dignas.

As Ligas Camponesas ponto central de conflitos com latifundiários é atribuída a fundação à Francisco Julião Arruda de Paula (1915 – 1999). Nasceu no Engenho Boa Esperança, no agreste pernambucano. Advogado formado em1939, em Recife, foi líder em 1955 das Ligas Camponesas (organizações cujo objetivo era lutar pela distribuição de terras e os direitos para os camponeses), no Engenho Galileia.

Francisco Julião    Francisco Julião campo

advogado Francisco Julião

1a Liga Camponesa Vitória de Antão

1a. Liga Camponesa 1955 sede no Engenho da Galileia

Em seu próprio relato, de 1940 a 1955, foi na verdade advogado dos camponeses, e mostra como ocorreu a organização popular: "Não fundei a Liga - ela foi fundada por um grupo de camponeses que a levou a mim para que desse ajuda. A primeira Liga foi a da Galileia, fundada a 1 de janeiro de 1955 e que se chamava Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco. Foi um grupo de camponeses com uma certa experiência política, que já tinha militado em partidos, de uma certa cabeça, que fundou o negócio, mas faltava um advogado e eu era conhecido na região. Foi uma comissão à minha casa, me apresentou os estatutos e disse: 'existe uma associação e queríamos que você aceitasse ser o nosso advogado'. Aceitei imediatamente. Por isso o negócio veio bater na minha mão. Coincidiu que eu acabara de ser eleito deputado estadual pelo Partido Socialista e na tribuna política me tornei importante como defensor dos camponeses."

Vídeo

 

TÍTULO DO FILME: CABRA MARCADO PARA MORRER (Brasil, 1984) DIREÇÃO: Eduardo Coutinho
ELENCO: Elisabeth Teixeira e família, João Virgínio da Silva e os habitantes de Galiléia (Pernambuco). Narração de Ferreira Gullar, Tite Lemos e Eduardo Coutinho. 120 min., Globo Vídeo.

fontes: http://blogdocrato.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Juli%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabra_Marcado_para_Morrer

Nenhum comentário: