sábado, 24 de outubro de 2015

O que nós temos com Angola?

 

Vários amigos estão me perguntado porque me preocupo com a situação atual de Angola.

Respondo da forma mais básica: -Minha avó era de Benguela.

Como 60 % da população brasileira, não sei de minhas origens africanas. Minha geração “os de 68” quando leram “Raízes” de Alex Haley maravilharam-se e procuraram suas raízes africanas. No Brasil maior país escravagista mundial e onde os documentos sobre a escravidão foram queimados para que os donos de escravos não exigissem uma reparação pela perda dos escravizados.

 Sem saber das origens corretas, elegi Angola como a minha terra ancestral. Local histórico de onde os escravizados embarcavam em destino ao Brasil. Muitos não eram angolanos, tenho acompanhado companheiros que tiveram oportunidade de fazerem exame de DNA e se surpreenderam muitos carregam genes europeus ou indígenas. Por sua cor são discriminados, como negros (negro é sinônimo de escravizado) .

campanha-liberdade-ativistas-angolanos

Os atiivistas angolanos acusados, presos políticos

O foco central são os quinze ativistas presos por lerem um livro, acusados de estarem organizando um golpe de estado contra o presidente angolano José Eduardo dos Santos e  a greve de fome de Luaty Beirão, rapper angolano em greve de fome há 33 dias, por desobediência civil. São 15 ativistas que liam um livro, e armados de canetas bics foram acusados de estarem à planejar um golpe de estado contra o presidente José Eduardo dos Santos no poder há 36 anos contínuos. Escrevo esse artigo, porque pouco de nós brasileiros sabemos onde fica Angola no mapa (e está provado a África é um continente).

Quando falei isso que não sabíamos onde Angola ficava, um jovem amigo angolano me esclareceu sobre o tamanho do desconhecimento: “E nem sabem que falamos português. ”

angola mapa 

Maior que nossas origens históricas, estão nossas realidades atuais. A corrupção fez uma ponte solida e duradoura entre Brasil, Angola e Portugal. O general Bento dos Santos, sobrinho por afinidade do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos. Está sendo investigado por inspetores da Polícia Judiciária e procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estiveram na manhã desta quarta-feira a realizar buscas em dependências do Novo Banco (ex-BES) e residências em diversos pontos do país. As diligências começarão manhã cedo.

O general Bento dos Santos "Kangamba", sobrinho por afinidade do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, recentemente num discurso faz ameaças aos opositores do Presidente que eles “cairão” não serão vencidos por se oporem “cairão”. Uma ameaça fascista de um governo que fez uma revolução socialista.

 


O primeiro secretário do MPLA em Luanda, Bento Bento em ato  Promovido pela Organização da Mulher Angolana (OMA), em colaboração com o Comité Provincial do MPLA de Luanda,

O general Bento dos Santos é conhecido no Brasil por seu contato com redes de exploração de prostituição internacional envolvendo o eixo Brasil, Portugal e Angola.

A reportagem especial do Fantástico, denuncia uma rede de prostituição de luxo que você nunca viu nada parecido. Mulheres brasileiras eram levadas para fazer programas sexuais em Angola. “Famosas da televisão” eram levadas para Portugal, Angola e África do Sul segundo informações, o principal cliente era o general Bento dos Santos Kabanga, um dos homens mais poderosos da África. Ele chegava a oferecer US$ 100 mil por um programa. Veja na reportagem de Walter Nunes e Ernesto Paglia no Fantástico da Rede Globo

Fontes:

http://www.publico.pt/economia/noticia/policia-judiciaria-faz-novas-buscas-no-caso-bes-1672944?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/direitos-humanos-por-dentro-da-africa-pede-libertacao-de-ativistas-angolanos

http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2013/11/interpol-confirma-kangamba-e.html

http://www.prsp.mpf.gov.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/25-10-13-op.-garina-justica-federal-aceita-denuncia-contra-sete-acusados-por-trafico-internacional-de-pessoas-para-exploracao-sexual

Nenhum comentário: