quinta-feira, 10 de abril de 2014

Brasil conspirou com EUA para derrubar Allende

Os presidentes norte-americano Richard Nixon e brasileiro Emilio Garrastazu Médici discutiram em dezembro de 1971 como cooperar para derrubar ao mandatário chileno Salvador Allende, segundo documentos oficiais da Casa Branca desclassificados e publicados em 17/08/2009.

Apoio Brasil EUA Chile

Brasil e EUA discutiram ação para derrubar Salvador Allende, apontam documentos americanos

Posse de Allende 2

Posse do Presidente Allende outubro 1970
Nixon-Médici 1971

Nixon perguntou a Médici, em um encontro na Casa Branca em 9 de dezembro de 1971, se os militares chilenos eram capazes de derrubar Allende. Médici respondeu que sim, em sua opinião, e "deixou claro que o Brasil estava trabalhando com esse objetivo", anota o documento, que foi desclassificado em julho, como obriga uma lei de documentos oficiais norte-americanos. O Arquivo Nacional de Segurança, um grupo privado, postou o documento em seu site em 2009.

· clip_image002

Nixon (dir.) perguntou a Médici se os militares chilenos eram capazes de derrubar a Allende

Nixon deu seu consentimento a essa suposta política brasileira de desestabilização no Chile, onde Alende havia ascendido ao poder havia pouco mais de um ano.

Pinochet e Alende

General Pinochet chefe das Forças Armadas e o Presidente Allende

O golpe de Estado liderado pelo general Augusto Pinochet aconteceu quase dois anos depois, em 11 de setembro de 1973.
"O presidente (Nixon) disse que era muito importante que o Brasil e os Estados Unidos trabalhassem estreitamente nesse campo", acrescenta o documento.
Nixon pediu a Médici, presidente militar brasileiro desde 1969, que lhe dissesse em o que poderia ajudá-lo. "Se faltasse dinheiro ou outra ajuda discreta, talvez poderíamos colocá-la a sua disposição", disse Nixon.

 

Castro e Allende

Fidel Castro e Salvador Allende em Santiago, novembro de 1971

Estados Unidos e Brasil, disse Nixon a seu convidado brasileiro, "devem tentar prevenir novos Allendes e Castros e tentar inverter essas tendências onde for possível". O Brasil, como um país sul-americano, "poderia fazer muitas coisas que os Estados Unidos não poderiam" na região, comentou Nixon durante o encontro no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.

Apoio nos EU Nixon Medici
Médici disse que estava feliz por ver que as posições e pontos de vista brasileiro e americano eram tão parecidos. O presidente brasileiro acrescentou que o Brasil estava fazendo intercâmbio com muitos oficiais chilenos e deixando claro "que o Brasil estava trabalhando para esse fim".
O golpe de Estado de Pinochet contra Allende pôs fim ao primeiro governo de inspiração socialista que chegava ao poder através das urnas na América Latina e deu início a uma ditadura que causou mais de 3 mil vítimas, segundo dados oficiais, entre executados e desaparecidos entre 1973 e 1990.
A respeito de Fidel Castro, Médici disse que um grande número de cubanos vivendo nos EUA reivindicavam a queda do regime de Castro, fazendo aumentar a questão sobre se "nós deveríamos ajudar ou não".

 

Bombardeio La Moneda

Bombardeio do Palácio “La Moneda” 11 de setembro de 1973 Chile

Nixon respondeu que "nós deveríamos, desde que não os empurremos a fazer algo que nós não poderíamos apoiar e desde que nossas mãos não pareçam".

Fontes: National Security Archive, EFE, da AP e UOL

Fotos internet

Nenhum comentário: