No dia 08/08/2013 o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria, onde o debate à respeito do clareamento de pele artificial e do racismo existente no país. Uma publicação mostrou fotos da estrela do funk, Anitta antes e depois do sucesso.
Uma tradução livre da matéria do The Guardian:
“Anitta estrela brasileira do funk acende novo debate sobre clareamento da pele e raça
A última sensação do funk brasileiro, Anitta, conquistou milhões de fãs ao levar o som da favela ao mainstream, mas ela está agora à frente e no centro de um debate sobre cor de pele.
Ativistas de campanhas anti-discriminação e comentaristas sociais dizem que a mais rápida estrela ascendente da música industrial teve que sacrificar sua origem negra para ser bem sucedida na classe média predominantemente branca do mercado.
A polêmica foi motivada pela publicação dad fotografias antes e depois que mostra um clareamento dramático no tom de pele de Anita desde que ela assinou um contrato com a Warner.
Anitta fotografada quando era relativamente desconhecida e no palco no Brasil no último mês. Foto: Mauricio Santana/Corbis
Na primeira, quando Anitta era relativamente desconhecida, ela parecia mais escura. Na segunda – uma foto de marketing após ela ter ficado famosa – ela aparece mais clara. Quer isso tenha sido resultado de produtos de clareamento de pele e cirurgias cosméticas ou – mais provável – ajustes no Photoshop, o contraste reacendeu a discussão sobre o quanto você necessita ser branco para ser reconhecido no Brasil.
Jarid Arraes, estudante de psicologia e blogueiro, escreveu um post criticando a discriminação latente na mídia e marketing que ela sentiu ter representado a mudança da imagem de Anitta. “As pessoas se negam a aceitar que são racistas e que vivem em uma democracia multirracial, mas as estatísticas mostram que isso está longe da verdade. O clareamento nos mostra uma sociedade profundamente intolerante que não suporta a diversidade… branco é a imagem do rico, do legal, do bem sucedido, do bom, enquanto as pessoas enxergam o preto como o oposto de tudo isso”.
Nascida Larissa de Macedo Machado, a pretendente a diva foi uma corista de igreja em sua infância. Durante a adolescência, fez o nome por si mesma no cenário do baile funk carioca como uma cantora e dançarina curvilínea, dançadora de bumbum... de bunda”.
Esse ano ela explodiu no conhecimento do público com um álbum e um enorme single de sucesso, Show das Poderosas , que liderou as paradas e atraiu 52 milhões de visitas no YouTube.
Apesar de ter sido adorada inicialmente como ídolo pop com uma mensagem forte e algumas melodias cativantes, seus apoiadores a projetam como uma ponte cultural entre as favelas predominantemente habitadas por pretos e mestiços nas encostas dos morros do Rio e os bairros mais ricos e brancos localizados morro abaixo.
Ela amenizou a dança sugestiva [sexo], referência gangsta e letras explícitas do baile funk e intensificou o R&B transglobal em vários vídeos promocionais mais suaves, inclusive um para Meiga e Abusada no qual ela janta com uma família branca.
Agora, no entanto, as perguntas estão sendo feitas se ela – ou sua equipe de marketing – ter ido tão longe ao reconstruir sua imagem para atrair uma demografia mais lucrativa. “Se eles tem cabelos crespos, vão se sentir coagidos a alisá-lo. Se eles tem um nariz grande, serão coagidos a fazer uma rinoplastia“, disse Arraes. “Isso cria um círculo vicioso de auto-estima”.
Este é um tema sensível nessa nação grande e altamente mestiça. Brasil – um dos últimos grandes países do mundo a banir a escravidão – tem a maior população de descendentes de africanos fora da África, mas raça e descendência são menos importantes aqui do que cor. E apesar do objetivo declarado da nação de ser uma democracia multirracial, há uma relação clara entre o tom da pele e a desigualdade.
Nas cidades brasileiras, trabalhadores brancos ganham quase o dobro do que os descendentes de africanos. Até 2011, estudantes pretos ou pardos também passavam dois anos a menos nas escolas do que a média dos estudantes.
O governo diz que essa diferença está diminuindo graças ao sistema de cotas raciais nas universidades e outras formas de ações afirmativas. Mas o abismo permanece flagrantemente aparente. A grande maioria dos executivos de negócio e do governo são brancos, enquanto a maior parte dos empregos mais braçais são feitos por pretos e pardos. Caminhe por Ipanema, Gávea ou outros bairros de luxo na Zona Sul do Rio e você estará mais propenso a ver babás negras empurrando carrinhos com bebês brancos do que o contrário.
Definição de cor é complexa. Pessoas que se definem como brancas estão em minoria pela primeira vez no censo mais recente realizado em 2010. Entre os 197 milhões de pessoas que vivem no Brasil, 82 milhões disseram que eram pardos, 15 milhões pretos, dois milhões asiáticos e 0,5% indígenas.
Sylvio Ferreira, professor de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, acredita que Anitta conquistou o coração da classe média por fazer um som rebelde e tornando-o mais domesticado e mais palatável a todos os estratos sociais.
“Isso foi conquistado a partir do clareamento racial? Não”, diz ele. “O que aconteceu foi uma mudança do espaço social onde Anitta produziu sua arte: da periferia para o centro”.
Outros concordam que a questão da cor da pele foi exagerada. Maycon de Mattos Batista, um analista financeiro que trabalhou com Anitta quando ela era uma estagiária na Vale, disse que houve uma grande transformação na imagem de Anitta, mas não de sua cor.
“Eu não acredito que se trate de clareamento; é mais a maneira como ela está sendo produzida com a maquiagem, estilistas de cabelo e o modo como se veste”, ele disse. “Eu não acho que foi por causa de pressão sobre ela. Ela sempre gostou de se mostrar, cantar e dançar. Isso é algo natural para ela. Acredito que é por conta de sua naturalidade que ela é está onde está hoje em dia”.
Leandro Silva de Souza, um ativista por igualdade racial na cidade nordestina de Salvador, disse que o preconceito reside não na sociedade, mas nos produtores musicais e executivos de mídia. O público, diz ele, provou que está interessado na música em si após ter escolhido Oléria – uma lésbica negra – como a mais recente vencedora do The Voice Brasil, um show similar ao Pop Idol.
Anitta ainda tem de ser ouvida à respeito desse debate e o The Guardian não conseguiu contatá-la para comentar o assunto. Contudo, em uma entrevista recente publicada no Blog Folha, ela descreveu a necessidade por identidade para ser bem definida.
“Toda poderosa é uma mulher que não precisa ser bonita, mas tem tanta atitude que é maravilhosa, é poderosa”, diz Anitta à apresentadora Sabrina Sato. “O que tento passar no meu trabalho para todo mundo é que nós podemos ser quem quisermos”.
Com reportagem adicional por Anna Kaiser.
Tradução Hugo Ferreira
Fonte: The Guardian
Nenhum comentário:
Postar um comentário