domingo, 5 de maio de 2013

O berço da humanidade o Vale do Rift

cradle-of-mankind-origin-safaris-omo-valley-22-pano
Há consenso geral entre os arqueólogos que a vida humana tem suas origens no Vale do Rift no Leste Africano. Cerca de 2,5 a 2 milhão anos atrás, os primeiros seres humanos do Leste Africano já estavam se movendo em duas pernas e com ferramentas feitas de pedra e talvez de ossos de animais. Um dos primeiros homens da Idade de pedra encontrados em ”Olduvai Gorge” (ravina Gorge), na Tanzânia, foi apelidado de "homem prático" por seu descobridor, Louis Leakey, devido à sua associação com ferramentas de pedra.
malawi-map
 
Da África, os povos da Idade da Pedra migraram cerca de 1,5 milhões de anos atrás para a Europa, Ásia e apenas cerca de 80 mil anos atrás nas Américas. Provavelmente, foi também na África Oriental, onde os hominídeos evoluíram a partir de espécies mais antigas de Homo sapiens (" sapiens "em latim significa sábio ou inteligente), o homem moderno, cerca de 200.000 anos atrás, que poderia aperfeiçoar o seu e sua ferramenta de tomada de recursos. Devido às camadas de cinzas vulcânicas que cobriam no passado o “Vale do Rift” no Leste Africano, os vestígios dos primeiros seres humanos têm sido particularmente bem preservados.
O berço da humanidade, o Grande Vale do Rift
O Olduvai Gorge (ou "Oldupai Gorge"), na Tanzânia, que é comumente referido como "o berço da humanidade", é um dos sítios pré-históricos mais importantes do mundo e tem sido fundamental para aprofundar a compreensão da evolução humana primitiva. O local é sinônimo de os nomes de Louis e Mary Leakey, e a descoberta de uma quase completa Australopithecus bosei em 1959 mostrou seus trabalhos e Olduvai Gorge para a fama internacional e levou à fundação da moderna ciência da o estudo das origens humanas. The East savanna africano - uma paisagem ideal para os seres humanos Stephen Kaplan, Gordon H. Orians, Denis Dutton, Balling & Falk e outros pesquisadores de renome estudaram as preferências ambientais de seres humanos a partir de uma perspectiva evolucionária. Sua pesquisa indica fortemente que os ambientes de savana, como são consistentemente melhor apreciados que outros ambientes.
Pessoas em diferentes culturas ao redor do mundo gravitar em torno do mesmo tipo geral de representação pictórica: a paisagem com árvores e áreas abertas, água, figuras humanas e animais. Os seres humanos parecem ter uma preferência inata para ambientes de savana, decorrentes da sua longa história evolutivas nas savanas da África Oriental. Densidade de árvores que não é nem de pastagem totalmente aberto nem densa floresta do cerrado, e as proporções de altura entre montes e vales parece para ser perfeito para caçadores-coletores, proporcionando "probabilidade" e "refúgio".
Há bastante espaço aberto para detectar presas e possibilidade suficiente para se esconder de possíveis ameaças. Mas além de apenas ser o melhor cenário para a sobrevivência, a paisagem de savana também parece ter a complexidade ideal de elementos visuais para facilitar e estimular a coleta de informações. Fácil de entender e de lembrar, e interessante o suficiente para os seres humanos para explorarem, a paisagem de savana poderia ter desempenhado um papel importante no desenvolvimento do cérebro humano (Kaplan & Kaplan, "a teoria de processamento de informação”, 1989).
Hoje em todo o mundo, ambientes como parques e jardins são concebidos de uma forma que se assemelha a composição geral da savana paisagem do Leste Africano, paisagistas e urbanistas aprender a “Teoria da Savana".

Fontes:http://www.stone-age-experience.com/rift-valley
    Wipédia
             Mankind the Story of All of Us







Nenhum comentário: