sexta-feira, 3 de maio de 2013

A batalha de Adwa vitória etíope sobre os italianos

A batalha de Adwa, pintura de um artista etíope desconhecido.

A representação do orgulho etíope contra o colonialismo europeu.

A pintura do Museu

Esta pintura mostra uma cena da batalha de Adwa, travada entre a Etiópia e a Itália, em 02 de março de 1896. Está no Museu Britânico, há diversas pinturas etíopes retratando essa vitória onde as tropas italianas foram completamente derrotadas pelos soldados etíopes. Um marco da resistência africana.

Com a decisão das potências europeias na Conferência de Berlim realizada entre Novembro de 1884 e fevereiro de 1885, com objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do continente africano.

Mostra o imperador Menelik II liderando os exércitos etíopes a vitória sobre uma grande força italiano colonial. O Imperador é mostrado no canto superior esquerdo da pintura, usando uma coroa real, sentado debaixo de um guarda-chuva real. Sua esposa Imperatriz Taytu é mostrada no canto inferior esquerdo a cavalo carregando um revólver, bem no meio da batalha, e exortando as tropas etíopes para a vitória. No centro da pintura, em um cavalo marrom, é o comandante das forças etíopes, Fitawrari Gabayyahu.

Acima de cena da batalha de São Jorge, o santo padroeiro da Etiópia, é mostrado em um halo de vermelho, amarelo e verde. Ele está intimamente associado com a família imperial e suas forças militares e é visto aqui ajudando os etíopes para a vitória. Três de suas lanceiros caíram nas linhas italianas e um general italiano é visto fugindo a cavalo.

A convenção de pintura etíope é indicar as forças do bem e do mal, mostrando o lado bom com o rosto cheio e os maus no seu perfil. Aqui, o artista mostrou as tropas etíopes na cara cheia, enquanto os soldados italianos são mostrados de lado, muitas vezes apenas as cabeças e armas.

A vitória em Adwa foi amplamente divulgada, reforçando a imagem da Etiópia como defensor da independência Africana. Tornou-se a fonte de orgulho e inspiração para os africanos em todo o mundo. Hoje os etíopes comemoram esta vitória histórica, com um feriado nacional no dia 2 de março, aniversário da batalha.

CJ Spring, braços africanos e armadura (Londres, The British Museum Press, 1993)

Nenhum comentário: